Hoje trago uma receita bem do dia-a-dia da cultura japonesa.
No Outono, as escolas japonesas fazem gincanas chamadas de undōkai (lê-se: undookai) com seus alunos e convidam todos os familiares, que passam um sábado ou domingo inteiro se confraternizando e se divertindo com várias atividades esportivas ao ar livre.
Como a gincana dura o dia inteiro, há uma pausa para o almoço. As famílias costumam levar seus próprios quitutes e um dos pratos mais populares é o onigiri (também chamado de omusubi).
É um bolinho de arroz japonês com um recheio, que pode ser acompanhado de alga nori. O recheio varia bastante: os mais usados são umeboshi (ameixa japonesa em conserva) e salmão.
Fonte da imagem: JustBento
A diferença em relação ao sushi está no tempero do arroz. O arroz do onigiri é sem tempero.
Pelo formato, você já deve ter adivinhado que é muito prático para levar em marmitas, certo? E é por isso mesmo que é um prato bem do dia-a-dia japonês. As pessoas levam onigiri de casa para comer no trabalho.
Seu preparo é bastante simples e é ótimo para dar autoconfiança para quem está começando na comida japonesa. Ah, e também pode reunir toda a família para preparar a refeição, inclusive as crianças!
Duas coisas importantes para seu onigiri ficar bem gostoso:
- Usar arroz japonês. Desista de tentar fazer com arroz brasileiro empapado. Não vai ficar bom. Aliás, nenhuma comida japonesa ficaria boa assim.
- Prensar na medida certa, principalmente se você for levar para o trabalho, para ele não desmanchar. Você pode usar as forminhas de plástico à venda em lojas japonesas e também fazer o arroz com um pouquinho menos de água, para ele ficar mais firme.
Vamos à receita? A que apresento abaixo é do site Gastronomismo.com. Recomendo você visitar a página da receita e assistir ao vídeo. Vale muito a pena. É muito bonito e bem-feito, inspirado no filme Chihiro.
Ingredientes:
- 1 ½ xícara de arroz especial para comida japonesa
- 2 xícaras de água
- 100g de salmão fresco
- 2 (1 + 1) colheres de café de gengibre ralado
- 2 (1 + 1) colheres de sopa de molho de soja
- cebolinha verde
- sal
- 2 colheres de sopa de Furikake
- Alga Nori
Como fazer:
Lavar o arroz em água corrente para retirar um pouco do amido. Cobrir o arroz com 2 xícaras de água e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 15 a 20 minutos, até que a água seque. Enquanto o arroz cozinha, temperar o salmão com o gengibre ralado e uma colher de sopa shoyu, grelhar em uma frigideira anti-aderente com um fio de óleo, por 2 minutos de cada lado, até que fique cozido. Retirar da frigideira e esperar esfriar. Quando o arroz estiver cozido, desligar o fogo e mexer com uma colher, tampar e deixar abafar por 10 minutos. Transferir o arroz para uma tigela e esfriar. Dividir o salmão em lascas e temperar com o resto de molho de soja, o resto de gengibre ralado e cebolinha verde picada. Quando o arroz esfriar, adicionar o Furikake e misturar.
Como montar:
Para que o arroz não fique grudando na mão na hora de formatar o Oniguiri, misturar meia xícara de água com uma colher de café de sal em um tigelinha. Molhar as mãos na água salgada e pegar um punhado de arroz. Abrir na palma da mão e adicionar um pouco do recheio no meio. Fechar o bolinho e formatar em um triângulo como mostrado no vídeo. Envolver a parte de baixo com uma tira de nori e decorar com furikake de peixe. Servir.
Rendimento:
Aproximadamente 6 a 8 bolinhos de onigiri, feitos na palma da mão.
Fontes consultadas:
- Onigiri de “A Viagem de Chihiro” – Gastronomismo.com
- Onigiri – Brasil Bentô
- Onigiri On Parade: A guide to onigiri (omusubi) rice ball shapes, types and fun – JustBento
Veja também:
O que achou da receita? Compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários mais abaixo.
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
Estou adorando seu site. Vou fazer um livro de receitas. Pena que nem todos os ingredientes encontro em minha cidade que é do interior. Abração Fabrício!
Que bom que está gostando, Lenora! Agradeço sua presença em nossa comunidade, abraços!
Fabrício, foi o melhor site de culinária japonesa que eu encontrei, eu morei lá por muito tempo e sinto saudade das comidas e geralmente em sites comuns não tem as receitas do dia a dia japonês, muito obrigada por ter me ajudado muito em resgatar minhas raízes
Olá Shayenne,
Que bom que gostou de nosso site! Eu que agradeço por você participar de nosso grupo, Shayenne!
Boas Festas e um Ótimo 2016 para você e sua família!
Abraços,
Fabrício
Fabrício, obrigada por incluir-me no seu site. Gosto muito da culinária japonês, principalmente das receitas simples mas diferentes para o dia a dia. Se puder, gostaria que me desse algumas dicas se há possibilidades de substituir o salmão por outro ingrediente.Aguardo retorno se possível. Grata
Olá Ana,
Tudo bem? Espero que esteja gostando… com a alta do salmão, realmente é preciso pensar em alternativas. Além disso, há outros fatores, como os mostrados nesta matéria.
Como peixes substitutos, eu gosto de Atum, Serra, Cavala, Anchova, Tainha, Robalo, Linguado e Namorado. Mas existem outras opções, principalmente se for para um prato quente. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Parabéns. Adoro receber seus e-mail . Como sou uma chef aprendiz e faço combos para vender vivo lendo livros e estudando. Se você tiver receitas de doces japoneses seria maravilhoso. Ainda quero conhecer você pessoalmente. Sucesso sempre.
Obrigado, Marcela. Que bom que está gostando! Seu pedido de doces japoneses está registrado e atenderei o quanto antes. Abraços!
Estou adorando suas receitas, fizeram o maior sucesso!! Muito obrigado !Sucesso…
Que bom, Natália! Quando tiver fotos de suas experiências, me mande que compartilho com a nossa lista, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Estou amando, sempre tive vontade de fazer uma comida japonesa, tentarei fazer esta receita.
Outro dia fiz o pepino . Não guardei o nome, mas ficou uma delicia. A familia adorou.
Que bacana, Ester! Quando tiver fotos de suas experiências, mande para mim que publico para a nossa lista, tudo bem? Sucesso!
Abraços,
Fabrício
Nossa estou amando as receitas sempre que possível estarei experimentando as receitas do seu site ….Meus parabens Fabricio seu site é excelente . Muito sucesso pra ti querido
Obrigado pelo incentivo, Edilene! Quanto tiver, me mande fotos de suas experiências que publico para a nossa comunidade, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Para mim apenas no email receitas de culinária japonesa igual a essa do bolinho japonês.
Traduzindo: 私の電子メールのレシピだけでください。まさに日本の団子のそれと等しい。
Igor Ornellas – イゴロルネラスデオランダ
Ok, Igor! Desculpe-me pela demora no retorno, mas houve algum problema na notificação e só hoje vi que havia seu comentário no site. Obrigado por participar de nossa comunidade!
Essa receita e sempre usada por mim principalmente quando sobra gohan sapico furicake fica muito bom ah, não esquecer de cobrir com filme plástico abraço e arigatou
Olá Yolanda, obrigado por compartilhar a dica e por fazer parte de nossa comunidade!
Amei onigiri diferenciado dos que se faz nos restaurantes aqui. Obrigada são receita especiais.
Que bom que gostou, Maria! Obrigado por nos acompanhar!
Abraços,
Fabrício
muito boa essa receta obrigado e bom dia!
Eu que agradeço por você acompanhar nossa comunidade, Marcos!
Abraços,
Fabrício
Parabéns. Adoro receber seus e-mail. Sucesso sempre!
Que bom que está gostando, Edna! Muito obrigado por fazer parte de nossa comunidade.
Abraços,
Fabrício
Adorei receber minha primeira receita, sou apreciadora da culinária japonesa. Posso colocar kombu no arroz? Como no arroz p sushy, só ñ vou por o tempero, acho que vai ficar mais saboroso, obrigada.
Ana Misk
Olá Ana,
Sim, se você gosta do sabor da kombu, com certeza pode colocar um pedaço na hora de preparar o arroz. Vai ficar ótimo! Muito obrigado por fazer parte de nossa comunidade.
Abraços,
Fabrício
Bom dia Fabrício !! Tudo bem !!
Teria como você me mandar uma receita de um molho para yakisoba bem gostoso , eu faço mais não gosto do meu !!
Desde já agradeço a sua atenção!!
Obrigada !!
Um abraço !!
Oi Ana,
Sua pergunta é um pouco difícil, porque gosto é uma coisa muito pessoal, né? 🙂
Eu faço yakisoba raramente em casa, mas quando faço sigo esta receita de yakisoba tradicional japonês.
Nela, tem as proporções para o preparo do molho de yakisoba que eu uso.
Uma alternativa, se você não conhece, também pode ser os molhos prontos que são vendidos em supermercados ou lojas de produtos japoneses.
Bem, espero que você goste. 🙂
Abraços,
Fabrício
Olá Fabricio.
Amo oniguiri, pena que engorda né.
Amei a receita.
Olá Cintia,
Que bom que gostou da receita de onigiri! Será que engorda? Olhando os ingredientes, não fiquei com esta impressão, não… 🙂
Abraços!
BOA TERDE E MTO OBGDA VC PODE ME PASSAR UMA RECEITA DE YAKISSOBA UM ABRAÇO
Olá Patricia,
Tudo bem? Aqui no site temos uma receita de yakisoba tradicional japonês. Espero que você goste!
Abraços,
Fabrício
Olá Fabrício.
Obrigado pela receita, parece saborosa, talvez um dia eu me arrisco a fazer.
Olá Dineia,
Que bom que gostou desta receita de onigiri. Ela é ótima, mesmo! Pode fazer que vai ser um sucesso!
Abraços,
Fabrício
Bom dia
Olha e a primeiro receita
Que recebi hj
Estou adora do pois e bem mais facil de engender
Moro aqui no jp
E aqui e meio complicado de entender
Obrigada
Tenha um Bom dia
Olá Celia,
Que bom que gostou desta receita de onigiri. Tudo de bom aí para você no Japão e muito obrigado por fazer parte de nosso grupo.
Abraços,
Fabrício
Olá Fabricio, bom dia!!!
Estou encantada com o e-mail que recebi. Primeiro o cuidado de mandar direcionado pra mim e acredito que faça isso com cada um dos integrantes do grupo.
Achei fascinante você explicar a origem e a história por trás de cada prato. Nos faz conhecer a cultura e enriquecer nosso conhecimento. Achei isso formidável.
Gostei do passo a passo da receita e estou ansiosa por testá-la.
Agradeço o e-mail e o conhecimento adquirido. Já aguardo ansiosa a próxima.
Ótima semana
Michelle
Olá Michelle,
Que bom que gostou da receita de onigiri! Eu escrevo as receitas como se estivesse mandando para cada pessoa especialmente, mesmo. Mas, para ser sincero, há um sistema que faz isso automaticamente. Eu não daria conta de fazer sozinho. 🙂
Já estes contatos de respostas e comentários que recebo são escritos manualmente, como se fossem aquelas cartas de antigamente, sabe?
Sempre vou tentar enviar receitas japonesas que sejam simples, para dar aquela vontade de fazer em casa, mesmo. E, depois que você fizer a primeira, vai ver que é só praticar. As primeiras podem ser mais trabalhosas, mas depois vamos pegando prática e vai ficando mais rápido. Acho bem legal quando tem gente para fazer junto e aproveitamos para conversar enquanto cozinhamos.
Acabei de ganhar um livro da minha irmã que tem várias receitas de onigiri com temas infantis, coloridos, com caras de bichinhos, bem legais. Vou compartilhar também.
Abraços e obrigado por fazer parte do nosso grupo!
Fabrício
Boa Tarde Fabrício;
Amei a receita e vou tentar fazer em breve, mas o link para ver o vídeo não está funcionando.
Atenciosamente,
Itamara
Olá Itamara,
Muito obrigado por avisar! O site gastronomismo.com está com algum problema e o link realmente não abre. Segue o link direto para o vídeo no Youtube: https://youtu.be/UC8FJBl2bHI. Quando tiver um tempinho, veja o vídeo. É muito bem-feito e bonito, vale muito assistir!
Obrigado novamente por avisar e por fazer parte de nosso grupo,
Fabrício
Olá, Fabrício,
Eu gostei da receita, sempre achei bonitinhos os onigiris dos animes, mas só agora descobri que eram recheados.
Só tem uma coisa, eu não como peixe nem frutos do mar, teria alguma receita de algum outro tipo de recheio que eu possa usar?
Obrigada,
Letícia
Olá Letícia,
Que bom que você gostou desta receita de onigiri! Como estamos falando de um prato bem caseiro, você tem bastante liberdade para improvisar nos recheios. Como exemplos, aqui vai um recheio de onigiri de espinafre, neste outro aqui um recheio de umeboshi (entre outros recheios de onigiri) e aqui um recheio de frango para onigiri.
Obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Oi Fabrício muito obrigada pela receita
Fabrício você tem uma receita de uma sobremesa doce ?
Desde de já muito obrigada .
Um ótimo domingo ´para você e família .
Zenilda
Olá Zenilda,
Que bom que gostou da receita de onigiri. Olha, não costumo fazer muito sobremesa, não… mas hoje conheci uma receita de uma sobremesa japonesa de gelatina com frutas que achei um barato e está na minha lista para experimentar.
Se você gostar da receita, aproveita para conhecer o livro Just One Cookbook: Essential Japanese Recipes, da autora do blog. Eu comprei e achei ótimo!
Abraços e ótima semana!
Fabrício
Fabrício, estou amando suas receitas!
Que bom que gostou desta receita de onigiri do Gastronomismo, Carmem! Sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Bom dia!!! Fabrício
Obrigada pela receita.
Que bom que gostou desta receita de onigiri, Leonilda! Eu que agradeço por você fazer parte de nosso grupo. 🙂
Abraços,
Fabrício
Gostei muito da receita, fiz em casa e ficou muito bom, eu só mudei o recheio, misturei atum com maionese e ficou muito bom.
Só uma dica Fabrício, se der, poderia colocar a quantidade que rende essa receita com uma estimativa do tamanho do bolinho.
Olá Adolfo,
Muito legal saber que você gostou da receita de onigiri. O bom deste prato é justamente que ele dá bastante liberdade para você experimentar recheios.
Obrigado também pela dica, faz todo o sentido! Já editei a matéria e coloquei o rendimento aproximado de 6 a 8 bolinhos de onigiri, feitos na palma da mão.
Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Fabrício parabéns e obrigado por seu trabalho e dedicação! Pessoas como você fazem a diferença. Conte comigo no que precisar e keep rockin’ 😉
Olá Rick,
Muito obrigado pelas palavras de incentivo! Eu que só tenho a agradecer por você participar de nosso grupo. 🙂
Abraços,
Fabrício
Já assisti este filme com meu filho e acho que ele vai adorar poder me ajudar a fazer essa receita. Ele adora a cultura japonesa. Obrigada pela oportunidade de conhecer um pouco mais dessa culinária.
Olá Luciana,
Que bom que gostou da receita de onigiri. 🙂 Eu que te agradeço por você participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Amei a receita do Onigiri, afinal de contas é um lanche rápido e saudável! Existem outros lanches rápidos como esse no Japão?
Olá Camila,
Sim, existem sim! Um dos mais populares em 2015 foi o onigarazu. Eu já fiz em casa e, além de saboroso, é bem divertido de fazer… por ser simples, acaba ficando legal e dá uma sensação de realização bem gostosa. Vou postar uma receita em breve, mas por enquanto tem este vídeo aqui (em Inglês).
Tem também um site chamado Brasil Bentô que talvez você goste de conhecer.
Abraços!
Fabrício
Amei o vídeo! Nossa parece ser muito gostoso! Estarei aguardando seu post 😀
Legal, Camila! Seja muito bem-vinda ao nosso grupo! 🙂
Esse bolinho deve ficar uma delícia.
Vc já fez shitake shimeji com abacaxi?
Simmmm, invés do tradicional que é na manteiga eu faço com abacaxi e de quebra ainda coloco umas folhinhas de hortelã,
É uma mistura de sabores, sou suspeito pra falar mas fica muito bom.
Abçs Adriano
Olá Adriano,
Legal, acho que já comi uma vez um prato de shimeji com abacaxi, num restaurante há muito tempo atrás. Muito obrigado por participar de nosso grupo! Se for possível compartilhar, será um prazer divulgar sua receita aqui.
Abraços,
Fabrício
Adorei ♥♥
Que bom que gostou desta receita de onigiri, Stéphanie! Muito obrigado por participar de nosso grupo. 🙂
Abraços,
Fabrício
Gostei da receita de oniguiri, vou fazer
Obrigada
Que bom que gostou desta receita de onigiri, Yae!
Um abraço,
Fabrício
Adorei a receita e pretendo fazer logo logo….Aguardo novas receitas!!!!!
Um grande abraço!
Olá Aline,
Que bom que gostou desta receita de onigiri! Muito obrigado por participar de nosso grupo. Já existem outras receitas na fila para mandar para você. Espero que goste também. 🙂
Abraços,
Fabrício
Olá Fabrício, adorei a dica que você deu em molhar a mão na água com sal para o arroz não grudar. Esses truques fazem a diferença. Muito obrigada
Muito obrigado, Juliana! Fico feliz que tenha gostado da receita. Apenas para ser justo, a receita foi originalmente elaborada pelo site Gastronomismo, tudo bem?
Vale você visitar a página e ver o vídeo. É muito bonito! 🙂
Um abraço,
Fabrício
Muito obrigado Fabricio pela dica. Um forte abraço.
Olá Ademar,
Muito obrigado pelo comentário e pela sua participação aqui conosco!
Um abraço,
Fabrício
Adorei a receita pela facilidade de sua execução…Obrigado!
Olá Laudelino,
Muito obrigado pelo comentário. Vale experimentar esta receita de onigiri do Gastronomismo. Além de fácil, é bem gostosa! 🙂
Um abraço,
Fabrício
Achei massa muito interessante e bem criativo
Olá José Maria,
Que bom que gostou desta receita de onigiri do Gastronomismo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Ola bom dia, estou adorando suas receitas e dicas, sempre fui muito fã da culinária japonesa por muito saudável e agora me interessa muito mais por meu filho que é vegetariano que sempre amou sua cultura e não quer abri mão de continuar apaixonado pela comida japonesa. Muito obrigada , Patricia
Excelente receita, irei experimentar no fim de semana com a família.
Adorei a receita. Inclusive estou precisando de algumas receitas de sopa japonesa.
Abraços.
Parabéns Fabricio! Receita bem explicadinha.
Já fiz e foi um sucesso. Obrigada!
Que legal, Vania! Muito obrigado pelo comentário e sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Muito legal Fabrício, vou fazer pra comer no trabalho. Comprei uma panela de arroz elétrica. Você poderia dar uma dica de uma boa marca de arroz? E onde comprar no rio? Obrigado pela receita
Caro Renato,
Muito obrigado pelo comentário. Olha, a marca mais popular é a Momiji, porque é a mais fácil de encontrar. Guin, Hibari, Yanagi e Shogun também são marcas que já usei e gostei. Recomendo essas marcas para o dia-a-dia.
Existem arroz do tipo “premium”, mas esses recomendo usar em ocasiões especiais como, por exemplo, para fazer temaki em casa.
É só olhar o preço… numa mesma loja, os arroz que são consideravelmente mais caros tendem a ser do tipo premium.
Um abraço,
Fabrício
Oi Fabrício, fiz os onigiris e ficaram deliciosos.
A maneira de temperar e grelhar o salmão é muito simples e fica uma delícia.
Muito obrigada pela receita, adorei e minha família também.
Bjs
Olá Angela,
Que bom que gostou desta receita de onigiri. Muito sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Só de ler a receita deu água na boca.
ou já fazer.
Olá Joana,
Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário! Olha, em breve, terei uma novidade muito bacana que tem a ver com onigiri…
Sucesso com a culinária japonesa em casa!
Um abraço,
Fabrício
Muito boa a receita do omusubi. Parabéns !
Olá André,
Muito obrigado pelo comentário. Que bom que gostou da receita 🙂
Se quiser, você pode se inscrever gratuitamente e receber outras receitas japonesas por e-mail.
Um abraço,
Fabrício
Gostei muito da sugestão da receita para preparar Onigiri. Partiu comprar os ingredientes semana que vem!!!
Obrigado!
Olá Samuel,
Muito obrigado pelo comentário. Sucesso com seus onigiris 🙂
Um abraço,
Fabrício
Eu gostei do site porque as receitas são bem explicadas além de ser saborosas, E eu agradeço
Muito obrigado pelo comentário e por participar de nosso grupo, Emiko!
Um abraço,
Fabrício
Obrigada por compartilhar tantas receitas .
Excelente
Muito obrigado pelo comentário, Rossi 🙂
Um abraço,
Fabrício
estou gostando de suas dicas.
Muito obrigado pelo comentário, Lúcia 🙂
Um abraço,
Fabrício
Olá Fabrício,
Fico muito grata em compartilhar receitas. Amo a comida japonesa e começarei a praticar. Esses onigiris parecem ser bem gostosos, hummmmm!!!!
Aproveitando, gostaria de saber se vc conhece um molho da cor de beterraba, ele é agridoce, não muito espesso, mas muito delícia! No restaurante que vez por outra almoço, o molho está sempre disponível para servir nas saladas. Já implorei para me darem a dica, mas eles não abrem nem pra um trem!! Conhece???
Obrigada
Olá Terezinha, muito obrigado pelo comentário. Onigiri é bem gostoso, mesmo. Vale experimentar, principalmente com crianças pequenas. Infelizmente, não conheço esse molho que você falou. Se conseguir a receita, compartilho aqui, tudo bem? Um abraço!
Muito obrigada pelas receitas. São muito práticas.
Muito obrigado pelo comentário, Emilia 🙂
Bom dia,
Acho que não existe nada tão versátil, saudável e saboroso .
Um bom Onigiri vai bem a qualquer hora do dia ou da noite.
É perfeito quando vem aquela vontade de comer algo e não sabemos o que é.
O normal é comer com um pouco de sal mas aceita todo tipo de recheio e cobertura.
Quem disser que não gosta é por que nunca experimentou…
Muito obrigado pelo comentário, Jorge!
Um abraço,
Fabrício
receita fácil, e de rápido preparo muito bom
Muito obrigado pelo comentário, Edison!
Um abraço,
Fabrício
Gostei muito de ter aprendido esta receita cheia de vida e de sentimento sincero.
Que ótimo que gostou da receita, Fabio. Muito obrigado pelo comentário!
Abraços,
Fabrício
amei
Excelente receita e muito fácil de ser feita.
Muito obrigado pelo comentário, Ricardo!
Um abraço,
Fabrício
Bom dia! Estava procurando receita de onigiri tradicional, para levar em um almoço do dia dos pais.
Achei diversas receitas que temperam o arroz, mas queria uma asssim apenas com o recheio, porque quero fazer com recheio de umeboshi e de salmão.
Dai lembrei do seu site que adoro e achei esta receita. Vou seguir a sua e espero que faça sucesso.
Obs.: em um site, vi uma japoonesa fazendo e ela disse que as vezes tem gente que tempera o arroz com sal ou com vinagre, no japão, devido ao forte calor, para que não estrague e dure mais, visto que o onigiri é muito utilizados nos obentos, piqueniques etc… . Sabe se é por isso que alguns temperam?
Lógico que também existe a questão de gosto. Mas as vezes parace que se temperar como vi em alguns sites, já vira sushi, srsrsrrs, só mudando o formato.
Domo arigato gozaimasu!
Marcia, me desculpe pela demora na resposta e muito obrigado pelo comentário e contribuição. Sim, acho que faz todo o sentido a questão do sal e do vinagre para ajudar na conservação. Realmente, pode até ser seu primeiro passo como sushi-chef 🙂
Fabrício bom dia.
Foi mesmo incrível encontrar seu site, seus vídeos e ensinamentos. Estou morando desde 1999 na Região Serrana do Rio, mas sou carioca e quando morava no Rio, em Vila Isabel, só conhecia a Casa Vitana. Todo mês vou comprar livros no Rio e nem sabia que tinha uma loja de produtos japoneses na Regente Feijó, pois sempre vou ali na Padaria árabe Bassil comprar pão. Aqui nunca há Hondashi e gostaria de lhe pedir uma ajuda. Eu colocava Hondashi no Misso Shiro e agora li você escrever sobre Caldo Dashi, com um tempero chamado Furikake. Os dois caldos são a mesma coisa? Pode me explicar por favor? Muito obrigado por todo ensinamento.
Olá, Luiz Carlos. Muito obrigado pelo comentário e desculpe-me pela demora na resposta. Boa notícia: hondashi você já encontra com facilidade até em grandes redes de supermercados, além das lojas especializadas. O hondashi é uma forma rápida, expressa, de preparo do caldo dashi. Mais ou menos equivalente ao caldo knorr e maggi, entende? Aqui você encontra receitas de caldo dashi. Já o furikake é um temperinho que você pode colocar no arroz branco. Muito bom para o dia-a-dia! Duas curiosidades: a grafia correta é misso shiru (com letra “u” no final) e eu moro no Grajaú 🙂
Abraços!
Caro Fabrício
Este onigiri me lembra muito minha infancia quando a mãe fazai este tipo de onigiri para levar no Undokai ou nos passeios.
Que saudade
Uma abração
Takuo okada