História do gengibre
O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.
O uso do gengibre na Medicina
Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca.
Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações.
Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.
Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.
Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.
Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos, comprovou os efeitos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) já reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
O uso do gengibre na Culinária
Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi.
Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Saiba mais sobre o gengibre
Cláudia diz
Bom dia Fabrício, mto. bom! Você sabe me informar se encontro o óleo de gengibre aqui no Brasil? Pq. fazer acho difícil né! Pensei no uso medicinal, vi que tem as compressas tbm. Para o uso culinário ele é rei aqui em casa! Obrigada pelas matérias, sempre acompanho!
abraço
Fabrício diz
Olá Cláudia,
Tudo bem? Que bom que gostou desta matéria sobre os benefícios do gengibre. Olha, confesso que desconhecia o óleo de gengibre até você falar nele. Fiz uma pesquisa rápida e achei algumas referências. Há uma grande diferença nos preços dos produtos, por isso, acho que a qualidade também deve variar bastante.
Se quiser usar a mesma busca, é só clicar neste link.
Abraços,
Fabrício
Soely diz
Faço a conserva de gengibre e aprecio pelo sabor, desconhecia todas as suas indicações terapêuticas.
Heloisa diz
Amei, tenho alguns pés de gengibre em casa, por isso sempre os consumo fresquinhos. Você tem a receita de fazê-los tipo cristalizados para ajudar a aliviar irritação de garganta? Um abraço. Heloisa
Fabrício diz
Olá Heloisa,
Tudo bem? Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre. Olha, pesquisei por receitas de gengibre cristalizado e gostei muito desta aqui. É muito bem explicada e tem uns detalhes interessantes. Vale checar. 🙂
Abraços,
Fabrício
Raul diz
Meu caro,
Acertou em cheio me enviando essa matéria tanto é que, já compartilhem no facebook, parabéns pelo site e por todas as matérias que vc nos disponibiliza..
Fabrício diz
Olá Raul,
Tudo bem? Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre! Obrigado também pelo feedback, pela sua participação aqui no grupo e por ajudar a compartilhar o hábito da culinária japonesa em casa!
Abraços,
Fabrício
Crisanto diz
Boa tarde!
Ótima matéria, falta agora umas receitas de Gari Shoga né.
Fabrício diz
Olá Crisanto,
Que bom que gostou desta matéria sobre gengibre. Aqui no site há algumas receitas de gari e virão outras ainda!
Abraços,
Fabrício
Maiza diz
Maravilhosoooo. Obrigada.
Fabrício diz
Olá Maiza,
Que bom que gostou desta matéria sobre os benefícios do gengibre! Muito obrigado pela sua participação.
Abraços,
Fabrício
creusa y cruz diz
OI FABRICIO TUDO BEM! GOSTEI MUITO DA MATERIA ,POIS AMO O GENGIBRE E USO MUITO EM CASA ,MINHA NETA DE 12 ANOS TEM ÁSMA E É MUITO BOM PARA ELA ,AS CRISE DIMINUIRAM BASTANTE,OBRIGADA POR DIVIDIR COM A GENTE TUDO QUE VC SABE,DEUS TE ABENÇOE!
Fabrício diz
Olá Creusa,
Que bom que gostou desta matéria sobre gengibre e seus benefícios! Fico feliz também em saber que o gengibre ajudou a asma de sua neta. 🙂
Abraços,
Fabrício
Elizabete diz
Caro Fabrício.
Adorei a matéria. Há um bom tempo que tenho utilizado o gengibre. Ainda não fiz a conserva, coisa que gosto demais.
E olha, a batida com saquê deve ser deliciosa.
Muito obrigada, tenho aprendido muito com suas dicas.
Um abraço.
Fabrício diz
Olá Elizabete,
Tudo bem? Eu que agradeço por você participar da nossa comunidade. Que bom que você gostou desta matéria sobre os benefícios do gengibre. A receita da batida de gengibre com saquê ficou bem gostosa! E, para mim, foi uma novidade conhecer as uvas passas brancas. Nem sabia que existiam! 🙂
Abraços,
Fabrício
José Signori diz
interessante a historia do gengibre. tento plantar em minha casa no interior de São Paulo e, até agora, nada. Vou continuar pesquisando e tentando. Fazemos gari em casa. Uma delícia.
Fabrício diz
Olá José,
Muito obrigado pela sua participação em nosso grupo! Puxa, que legal, plantar o próprio gengibre! Eu nunca tentei plantar, mas o gari já posso dizer que consigo fazer. Também gosto bastante! 🙂
Um abraço,
Fabrício
regina celia diz
Oi Fabrício, gostei da matéria acima. Gostaria muito de aprender como escolher e cortar gengibre, para fazer conserva. Agradeceria muito uma resposta.
Fabrício diz
Olá Regina,
Tudo bem? Que bom que gostou desta matéria sobre os benefícios do gengibre. Olha, nesta receita de conserva de gengibre, você encontra o procedimento para fazer a conserva (chamada de gari) e fotos que mostram como é o gengibre fresco.
Sucesso com o prato!
Abraços e obrigado por participar de nosso grupo!
Fabrício
Solange diz
Bom dia! Te bem e vc? Amei muito legal! Sou doida por gengibre
Obrigada!
Abraço
Fabrício diz
Que bom que gostou, Solange! Obrigado por participar de nosso grupo também!
Abraços,
Fabrício
Aquemi diz
Excelente conteúdo traz o seu texto.
Consumimos gengibre diariamente no suco detox e com menos frequência a conserva que meu marido faz com os rizomas no começo do ano.
Quero pesquisar compressas para dores articulares à base de gengibre, não conhecia essa forma de uso.
Parabéns!!!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre os benefícios do gengibre, Aquemi!
Abraços,
Fabrício
Keila diz
Obrigada Fabricio! Adorei. Bjs
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre e seus benefícios, Keila. Eu que agradeço pela sua participação em nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Nelson Takaki diz
Bom dia Fabrício,
Em primeiro lugar peço desculpas por não responder aos seus e-mails. Acho muito bom as matérias e receitas que vc tem enviado. Obrigado.
Ouvi dizer que refresco de gengibre é muito bom (não sei a receita).
Excelente as suas matérias e receitas. Não sou apreciador de frangos, mas temperados com o gengibre (elimina o cheiro forte) fica muito bom.
Muito obrigado
Um grande abraço
Nelson
Fabrício diz
Olá Nelson,
Não há do que se desculpar, imagine! Se as matérias estão agradando e ajudando você de alguma forma, está tudo ótimo!
Eu que agradeço por você participar aqui do nosso grupo. 🙂
Abraços!
Fabrício
isa iwasaki diz
Adorei suas mensagens e receitas.
Muito obrigada.
Isa Iwasaki
Fabrício diz
Olá Isa,
Que bom que tem gostado das receitas! Eu que agradeço por você participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Soraya diz
Olá Fabrício!
Super interessante a matéria sobre o gengibre.
Abraços,
Soraya
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre, Soraya!
Um abraço,
Fabrício
Sandra Loize diz
Amo gengibre de todas as formas, quando vc publicou essa receita de gengibre em conserva há algum tempo atrás, fiquei exultante. Se fosse possível, quero muito a receita de gengibre cristalizado.
Abraços!
Fabrício diz
Olá Sandra,
Que bom que gostou desta receita de gengibre em conserva. Olha, eu nunca fiz gengibre cristalizado, mas esta receita me parece bem legal.
Obrigado por participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
CARLOS RANGEL diz
DICAS INTERESSANTES!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre gengibre, Carlos!
Abraços,
Fabrício
Alexandre Rizzo Araujo diz
Fabrício, parabéns por mais uma colaboração excepcional para nós que apreciamos a culinária japonesa e gostamos de aprender não só as receitas, mas também as histórias por trás delas.
Obrigado
Fabrício diz
Olá Alexandre,
Muito obrigado pelo comentário! Eu que agradeço por sua participação em nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Cesar Ricardo Cristalli diz
Prezado Fabrício
Obrigado pela matéria.
Gostei muito.
Por favor, continue enviando estas dicas interessantes.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário e participação, Cesar!
Um abraço,
Fabrício
Rogerio diz
Me falaram que em excesso pode ser danoso! Procede essa informação?
Fabrício diz
Olá Rogerio!
Muito obrigado pelo comentário. Eu desconhecia, mas de fato parece haver problemas no consumo excessivo de gengibre. Como (quase) tudo na vida, a moderação é bem-vinda! 🙂
Obrigado pela sua participação!
Um abraço,
Fabrício
Hilario diz
Fabrício eu gosto muito de gengibre em coserva. Seria possível uma receita ? Grato.
Fabrício diz
Olá Hilario,
Tudo bem? Obrigado pela sua participação! Temos algumas receitas de gari (gengibre em conserva) em nosso site. Vale conferir. 🙂
Abraços,
Fabrício
Fátima diz
Fabricio,
Obrigada por me enviar uma matéria tão interessante!
Uso muito o gengibre na água para beber e no suco verde….., mas não sabia a metade de suas propriedades.
Abração.
Fátima
Fabrício diz
Olá Fátima,
Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre! Eu que agradeço por você participar de nosso grupo. 🙂
Abraços,
Fabrício
silas diz
Ótimo artigo. Não perco nenhum. Parabéns.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Silas!
Abraços,
Fabrício
Daniela Fernandes da Silva Schionato diz
Obrigada, Fabrício! Já conhecia algumas propriedades do gengibre mas informação nunca é demais. Parabéns pelo trabalho.
Daniela Fernandes da Silva Schionato diz
Olá Fabrício ,
Adorei saber mais sobre o gengibre. Parabéns pelo trabalho!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria, Daniela. Muito obrigado pelo comentário!
Abraços,
Fabrício
jose ricardo dos santos diz
muinto interessante esta materia se possivel gostaria saber de receitas de gengibre em conserva
Fabrício diz
Olá Jose,
Aqui no site temos esta receita de gengibre em conserva (gari). Sucesso com o prato!
Abraços,
Fabrício
Alexandre diz
Muito interessante parabens que o site continue assim!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Alexandre!
Abraços,
Fabrício
Isângela Rodrigues Bastos diz
Adorei a matéria sobre o gengibre! Como sempre, assuntos bem interessantes.
Fabrício diz
Olá Isângela,
Que bom que gostou desta matéria sobre gengibre! Muito obrigado pela sua participação. 🙂
Abraços,
Fabrício
Mucio Aguiar diz
Olá Fabrício ,
Adorei saber mais sobre o gengibre. Parabéns pelo trabalho!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre, Mucio! Eu que agradeço por você participar de nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Elaine diz
HUM !
Adorei vou já fazer minha conserva!!
Abraços!!
Elaine
Fabrício diz
Olá Elaine,
Muito obrigado pelo comentário. Que bom que gostou desta matéria sobre gengibre. Sucesso com a conserva (gari)!
Um abraço,
Fabrício
Marc Aubet diz
Gari é indispensável aqui em casa.
Outra utilidade do gengibre é o chá, que ajuda na aceleração do metabolismo, em dietas de emagrecimento
Fabrício diz
Olá Marc,
Muito obrigado pelo comentário e pela contribuição!
Um abraço,
Fabrício
Raquel diz
Adorei a matéria, sabia que o gengibre era muito bom, mais não sabia que servia para tudo isso….
Parabéns….
Lenna Borges diz
Adoro gengibre! Na minha casa sempre tenho em conserva.
Muito bom o lembrete com os benefícios desta raíz maravilhosa.
Obrigada Fabrício
Fabrício diz
Que bom que gostou da matéria sobre gengibre, Lenna! Muito obrigado pelo comentário e por participar do nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Peter diz
Parabéns pela matéria e pelo site!
Tem sido de grande ajuda para saborear as delícias da culinária japonesa.
Fabrício diz
Muito obrigado, Peter! É muito bom contar com sua participação em nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Ariana diz
Bom dia Fabrício!
Adorei a matéria, pois amo gengibre, principalmente como Gari.
Saber que faz tanto bem à saúde é muito bom!
Mas tem também o lado ruim, de quando ingerido em excesso, causa gastrite e outros efeitos indesejáveis. Claro que tudo em excesso não faz bem, mas vale ressaltar – uma vez que já fui vítima desse excesso. Quem manda ser tão saboroso! rsrs
Atenciosamente,
Ariana
Fabrício diz
Olá Ariana,
Muito obrigado pela participação! Superpertinente sua ressalva sobre o gengibre, por isso, compartilho aqui no site para outros leitores.
Um grande abraço,
Fabrício
ALESSANDRA DE MORAIS DOMICIANO diz
Bom dia, Fabrício.
Amo gengibre em conserva “GARI”, coloco em todas as refeiçoes, e gosto muito do Chá de gengibre, misturado com cravo e abacaxi. suas dicas e receitas, são maravilhosas, obrigada por compartilhar.
Sucesso sempre!!!
Fabrício diz
Olá Alessandra,
Muito obrigado pelo comentário! Que bom que tem gostado do conteúdo. Sucesso com a culinária japonesa em casa!
Um abraço,
Fabrício
Bruno Ribeiro diz
Ótimo artigo, muito interessante, parabéns
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Bruno! Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre.
Um abraço,
Fabrício
Tereza Hatada diz
ola, Fabricio. Obrigada pelas dicas sobre o gengibre. Como é a época de gengibre novo, tenho comprado e feito a sua receita : conserva de gengibre. Abraços.
Fabrício diz
Olá Tereza,
Tudo bem? Que bom que já está encontrando gengibre novo 🙂
Aqui no hortifruti, na última vez que fui, ainda não tinha. Vou ficar de olho. Ah, a receita do livro que você me presenteou (Delícias da Mamãe) fez muito sucesso. Obrigado, novamente!
Um abraço,
Fabrício
Silvério diz
Obrigado pela postagem sobre o Gengibre…Eu já tinha algumas informações sobre as suas inúmeras utilidades do gengibre;mas nunca é demais o conhecimento. Mais uma vez obrigado!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta matéria sobre o gengibre, Silvério. E obrigado por participar de nosso grupo 🙂
Um abraço,
Fabrício
Arnaldo Hideki Onuki diz
Caro Fabrício,
Tudo bem?
Excelente matéria, interessante. Parabéns!
Aproveitando a oportunidade, há tempos provei uma conserva chinesa, não sei ao certo o nome, mas parece pickles, um tipo de raiz em conserva. Talvez, não haja qualquer relação com gengibre, mas teria alguma literatura a respeito?
Abraços.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário e contribuição à receita, Arnaldo! Desconheço essa conserva… se conseguir mais informações, trago para compartilhar 🙂
Ariovaldo Corrêa diz
Olá Fabrício, gosto muito de gengibre e não tinha conhecimentos de todos os seus benefícios.
As informações são ótimas.
Obrigado.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Ariovaldo.
Abraços!
Fabrício
jony anderson diz
Falaa Fabricio! Cara, gengibre é tudo de maravilhoso! Aliás, quem quiser faça a receita do gari shoga do Fabricio que é certeira. Eu já fiz 3 vezes, porque eu acabo comendo de mais! kkk, e minha mãe veio a minha casa duas vezes e ela adora, ai ficamos conversando e beliscando rs. Parabéns nobre colega!
Fabrício diz
Olá Jony,
Muito obrigado pelo comentário! Essa receita de gari fica muito boa, né?… sabe que fica muito gostoso comê-la acompanhada de arroz japonês quentinho? Coisas de comida caseira 🙂
Um abraço,
Fabrício
Valdir Bibiano diz
Olá Fabrício!
Mais uma vez agradeço teus artigos e tua atenção.
Homem, teu dia deve ter 48 horas……rssrs
Ainda não consegui fazer o gari shoga. Já provei em um restaurante e quero ter em casa, pois gengibre não falta, e minha esposa é fã.
Parabéns pelos artigos e pela simpatia.
Abraços.
Fabrício diz
Olá Valdir,
Muito obrigado pelo comentário! Experimenta fazer o shooga, sim! Dá um pouquinho de trabalho, mas dura bastante tempo e você vai gostar 🙂
Um abraço,
Fabrício
Heitor Pereira Alves diz
Muito bom artigo.
Uso o gengibre para gripes e resfriados com alho , canela, limão em chás….uma maravilha
maria eduarda carvalho pegorini diz
Eu tenho que fazer um trabalho sobre espessarias e eu peguei o gengibre e esse foi o texto mais informativo que achei.
Eu adorei, sem duvidas um 10.
Tomio diz
Olá Fabrício, tudo bem?
Muito o artigo.
Meu consumo é em conserva, fica muito gostoso quando feito com risomas novas e frescas.
Tenho a minha plantacão não uso nem fertilizante químico.
Gostei de saber outras formas de consumo
Abraços.
Neuza Pinheiro diz
O gengibre é milagroso.
Muito grata pela receita de gengibre em conserva, Fabrício.
E grata pelos seus cuidados em transmitir a todos nós o sabor
milenar e refinado da cozinha japonesa. Viva!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Neuza!