Olá,
Tudo bem? Sabe aqueles dias corridos em que você chega em casa, não tem nada para comer, está com uma preguiça danada para preparar alguma coisa e acaba se alimentado mal?
Hoje trago uma receita saudável que é muito simples de fazer e congelar. É bastante útil para “esses dias”, porque basta colocar no microondas e comer. Pelo nome, pode até parecer complicada, mas ela é muito simples. Confira neste vídeo o modo de preparo da receita de takikomi gohan:
Além disso, é uma receita de comida japonesa que pode ser feita em praticamente todo o Brasil, porque os ingredientes são facilmente encontrados nas lojas locais ou da internet. Espero que você se anime!
Eu fiz o takikomi gohan baseado nesta receita divulgada pelo Sabor do Japão da NHK. Adaptei as medidas dos ingredientes, mantendo as proporções originais, porque fiz uma quantidade um pouco maior para congelar e comer nas semanas seguintes.
Para mim, foi interessante porque foi a primeira vez que fiz arroz japonês em panela comum, no fogão; eu sempre cozinhei arroz em panela elétrica. (Confesso que a panela elétrica é bem mais prática e provavelmente não farei de novo em panela comum.)
Mas, valeu a experiência. Queria comprovar para mim mesmo que eu conseguiria fazer arroz japonês em panela comum. Acho que também fica como incentivo para quem quiser tentar e não tem uma panela elétrica. 🙂
Durante a preparação, consegui experimentar dicas do Sushi a la Carte para cozimento de arroz japonês no fogão. Aliás, falei com a Fernanda Iervolino, autora do blog, e ela topou compartilhar o conteúdo com a gente aqui. Então, de vez em quando, vou trazer matérias dela para você. (Ela tem muita informação legal para quem gosta de fazer sushi e sashimi em casa; vale você conhecer o Sushi a la Carte.)
Receita de Tori no Takikomi Gohan (Arroz Japonês com Frango e Legumes)
(Adaptada da receita original “Tori no takikomi-gohan” de Sabor do Japão)
Ingredientes
- 3 xícaras de arroz
- 660ml de água
- 1 peito de frango (aproximadamente 150g a 200g)
- 1 cenoura (aproximadamente 150g a 200g)
- 2 colheres de sopa + 1 de chá (35ml) de shoyu para temperar o arroz
- 2 colheres de chá + 1 de café (12ml) de shoyu para marinar o frango
Modo de preparo
- Pique o frango em pedaços de 1cm e deixe marinar no molho shoyu (2 colheres de chá + 1 de café).
- Fatie a cenoura em cortes à juliana (palitos) de cerca de 3cm.
- Lave delicadamente, várias vezes, e escorra o arroz.
- Coloque o arroz e a água numa panela.
- Junte o molho shoyu à panela (2 colheres de sopa + 1 de chá). Coloque o frango e a cenoura por cima do arroz.
- Tampe a panela e cozinhe o arroz em fogo médio. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 12 minutos. (Foi aqui que usei as dicas do Sushi a la Carte para cozimento do arroz).
- Desligue o fogo e deixe a panela tampada para que o arroz descanse por 10 minutos. Use uma colher de pau ou espátula para misturar o frango e a cenoura com o arroz.
Descobri depois que existem várias outras receitas de takikomi gohan, com variações entre os ingredientes. Sempre que experimentar uma diferente, compartilho com você.
Espero que tenha gostado desta receita de arroz japonês com frango e cenoura! Deixe seus comentários abaixo.
Abraços e até a próxima,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS: estudos indicam que lavar o frango antes de cozinhá-lo pode ser mais prejudicial à saúde do que utilizá-lo diretamente.
Para quem, como eu, acha difícil deixar esse hábito de lado, uma alternativa é abrir toda a área de trabalho da pia antes de lavar o frango, tirando louças, vegetais, etc., tudo, de perto.
Veja aqui nesta matéria a explicação para isso.
Gustavo diz
Essa vou tentar fazer, obrigado e um abraço
Fabrício diz
Oi Gustavo,
Que bom que gostou desta receita de takikomi gohan. Tenta sim, você vai gostar do resultado!
Abraços,
Fabrício
Vilma diz
Muito boa esta receita, gostei, fácil de fazer e com certeza fica uma delícia, vou experimentar!
Fabrício diz
Que bom que gostou da receita de takikomi gohan, Vilma. Ela realmente é simples. Consegui até fazer o arroz japonês em panela comum, no fogão. 🙂
Abraços,
Fabrício
Ana diz
Olá Fabrício,
Adorei esta sugestão, principalmente, porque é fácil e rápida de se fazer.
Sempre faço o arroz na panela elétrica, mas vou tentar fazer na panela comum.
Obrigada, mais uma vez, pois sou de origem italiana e meu marido de origem oriental (japonês), portanto meus filhos gostam muito da culinária japonesa e você está me ajudando muito com as suas dicas.
Abraços e já estou no aguardo do próximo e-mail seus.
Ana
Fabrício diz
Olá Ana,
Que bom que gostou desta receita de takikomi gohan. Talvez não tenha ficado claro, mas esta receita também pode ser feita em panela elétrica, tudo bem? Alguns modelos inclusive tem uma programação específica para este tipo de receita. Eu fiz no fogão por curtição, mesmo.
Sucesso e abraços!
Fabrício
Marinês diz
Olá Fabricio, gostei muito da receita, vou fazer no próximo final de semana!
Voce teria receita de Kimpirá?
Obrigada e um abraço
Marinês
Fabrício diz
Olá Marinês,
Que bom que gostou da receita de takikomi gohan. Tenho uma receita de kimpira goboo, bem fácil. Vou te adiantar por e-mail e depois faço uma matéria legal aqui no site, tudo bem?
Abraços!
Francisco diz
Caro Fabricio
Realmente uma receita bastante facil e pratica, podendo ser experimentada em qualquer parte do Brasil.
Vamos experimentar e mais tarde, falaremos sobre a nossa experiencia.
Grato pelas informações de dicas de comida japonesa.
Sds
Francisco
Fabrício diz
Olá Francisco,
Sim, esta receita de takikomi gohan é realmente simples e prática. Que bom que gostou!
Abraços,
Fabrício
Núbia diz
Fabrício obrigado! amei a receita
Fabrício diz
Olá Núbia,
Que bom que gostou da receita de takikomi gohan. 🙂
Eu que agradeço por você fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Lucia diz
Olá, Fabrício,
Tudo vem? Espero que sim. Tenho recebido seus e-mails com as dicas de como preparar ou cozinhar comida japonesa. Muito obrigada pela atenção.
Sabe adoro receber dicas, pois detesto cozinhar apesar, de dizerem que cozinho bem, que tenho tempero bom etc etc. Não e minha área a cozinha!
Enfim, gosto, por isso das dicas, receitas testadas e aprovadas por você. Costumo fazer e sabe que todos que (minhas irmãs/cunhados e sobrinhos) que saboreiam adoram e muito!
A única coisa ainda que eu mesma, apesar de já ter recebido informações de como fazer, não acertei e a tal panceta feita de modo adocicada, a moda da cozinha Okinawa!
Conhece? Ainda boa consegui acertar…
Grata e grande abraço.
Lúcia
Fabrício diz
Olá Lucia,
Que bom que gostou desta receita de takikomi gohan. Eu é que só tenho a agradecer por você fazer parte de nosso grupo!
Olha, não conheço essa receita, não… para ser sincero, nem conhecia o prato… vou pesquisar e, se encontrar uma receita bacana, compartilho com você, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Rita diz
Maravilha Fabrício, ja imaginei inúmeras combinações, obrigada, abraços!!
Fabrício diz
Olá Rita,
Desejo muito sucesso com a receita de takikomi gohan!
Abraços,
Fabrício
Iran diz
Legal, Fabrício. E bem prático.
Fica só uma sugestão: especificar o peso do peito de frango, pois tem variação, e, principalmente o peso da cenoura, pois se for 1 cenoura muito grande, vai ficar muito adocicado.
Fabrício diz
Tem razão, Iran! Muito obrigado pela observação. Editei o post e coloquei as quantidades do frango e da cenoura: aproximadamente 150g a 200g (a mesma quantidade para ambos). Aproveitei a revisão e descobri que o link para a receita original estava quebrado, então, consertei também.
Abraços e obrigado novamente,
Fabrício
Ely Inoue diz
Olá!
coloque receita de guioza que eu amo!
abraços e parabéns !!!
Tudo delicia!!!
Fabrício diz
Olá Ely,
Ok, pedido registrado! Assim que tiver uma legal, vou publicar. Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Everson diz
Hoje conversando com meu chefe japones ele disse que era garantido e fácil de fazer!!! 120% gostoso!!! Vou fazer hoje!!!
Fabrício diz
Olá Everson, sim, tenta sim, porque o resultado é realmente garantido! Esta receita de arroz japonês com frango e cenoura não tem erro.
Abraços,
Fabrício
Ono diz
Boa dica !
Você sabe se dá para usar essas panelas elétricas nacionais para fazer Gohan com arroz japonês ?
Pretendo comprar uma , pois a minha Tiger que trouxe do Japão já tem quase 25 anos e já está no final da vida útil dela . Pesquisei os preços e infelizmente com alta do dólar e taxas de importação os preços ficaram proibitivos para dizer o mínimo .
Obrigado .
Ono
Fabrício diz
Olá Mayara,
Tudo bem? Olha, meu pai chegou a comprar uma vez uma panela da Britânia e usou durante um tempo. Mas, depois, acabou se rendendo a uma panela importada. Isso faz uns 3 ou 4 anos. Talvez as panelas nacionais tenham evoluído de lá para cá.
O Marcelo Asamura, da loja Konbini, me apresentou uma panela elétrica de arroz coreana. Ele me passou ótimas referências dela e nesse link que passei há um vídeo de apresentação da panela. Talvez possa ser uma opção, porque me lembro dele ter falado que ainda estava com um estoque encomendado com um preço antigo do dólar.
Por último, se você encontrar esta panela de arroz para microondas, pode ser uma boa alternativa também!
Abraços,
Fabrício
MARIO LUIZ diz
Grande Fabrício,
Gosto muito das receitas que você apresenta, pois são de fácil entendimento e os resultados são sempre muito bom.
Obrigado por mais esta!
Fabrício diz
Que bom que gostou desta receita de takikomi gohan, Mario! Eu que agradeço pela sua participação!
Um abraço,
Fabrício
Fernanda diz
Olá, Fabrício! Parabéns pela matéria! Imagino que deva ter ficado delicioso! E obrigada por ter citado o blog Sushi a La Carte! Abraços da Fê
Fabrício diz
Olá Fernanda, que ótimo ver você por aqui! Muito obrigado pelo comentário e parabéns pelo canal no YouTube:)
William diz
Olá! Se eu fizer na panela eletrica posso deixar no tempo dela mesmo que da certo? A minha é uma bem simples da oster, so tem o botao de liga e desliga msm. Obrigado!
Fabrício diz
Oi William,
Tudo bem? Já fiz uma vez na minha e ficou um pouco empapado… depois descobri que ela tem uma configuração específica para Takikomi Gohan. No seu caso, acho que vale fazer uma quantidade mínima de arroz para testar e ajustar o tempo de cozimento conforme o resultado.
Um abraço,
Fabrício