O Natal é a época em que toda a minha família se encontra. Acho que é o único evento do ano em que isso acontece, em que todos estão presentes. A família é grande, então é realmente difícil juntar todo mundo.
Cada um fica responsável por fazer algum prato. Acabou virando uma “tradição familiar”: a Tia Nó cuida do bacalhau, Tia Maura da salada, Tia Tomie do chester, e assim por diante.
Eu acabei ficando com o sunomono, meio que por acaso. Fiz uma vez, o pessoal gostou. Aí fiz de novo no ano seguinte. Daí em diante, começaram a me “delegar” essa tarefa. Muito prazerosa, por sinal. 🙂
Existem várias receitas de sunomono na internet. Eu tenho essa mais abaixo que uso rigorosamente e sempre dá certo. Outro dia, teve um churrasco familiar e adivinha o que levei? Sunomono!
Aliás, um parenteses: sunomono combina muito bem com churrasco e pratos gordurosos, tornando a refeição mais leve.
Receita de Sunomono
Ingredientes
- 2 pepinos tipo japonês cortados em rodelas bem fininhas
- 2 colheres de sopa (cheias) de wakame (alga marinha desidratada) cortado em tiras de 3 cm
- 2 colheres de café (rasas) de sal
- 2 colheres de sopa (rasas) de açúcar
- 1 pitada de aji-no-moto
- 6 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1/2 pacote de kani-kama (125g)
- 2 colheres de chá (rasas) de hondashi (tempero à base de peixe)
- gergelim (branco e torrado) a gosto
Modo de Preparo
- Misture os pepinos já cortados com 1 colher de café de sal. Deixe descansar por 15 minutos.
- Deixe a wakame de molho na alga até hidratar e dobrar de volume.
- Desfie o kani-kama e reserve também.
- Escorra a água da wakame, esprema e reserve.
- Neste ponto, os pepinos devem ter soltado bastante água. Esprema bem com as mãos e escorra a água. Esta é uma etapa importante da receita para garantir um bom sunomono.
- Prepare o tempero misturando o sal restante, açúcar, aji-no-moto, vinagre e hondashi até que tudo esteja bem diluído. (Também pode parecer um mero detalhe, mas eu fico pelo menos uns 5 minutos misturando para diluir bem. Tem gente que leva ao fogo para acelerar o processo, mas eu prefiro não levar.)
- Junte o pepino, a wakame, o kani-kama e o tempero num vasilhame, e misture e sirva.
- Opcionalmente, salpique o gergelim sobre o sunomono.
Rendimento: 4 porções.
Tem um vídeo no YouTube há alguns anos que fiz mostrando essa receita de sunomono:
Algumas pessoas me perguntam como cortar o pepino bem fininho. Atualmente, eu uso um fatiador de legumes chamado mandolin (imagem abaixo). Você pode comprá-lo em lojas de produtos japoneses pelo Brasil.
Se quiser uma indicação de loja virtual, eu recomendo a loja Konbini. Sou afiliado dela, o que significa que ganho uma comissão por cada venda realizada, mas sem aumentar o preço dos produtos para você. Para mim, isso é ótimo porque me ajuda a manter o site e posso indicar uma loja da qual sou cliente e confio muito.
Gostou da receita? Compartilhe com seus amigos e mande seus comentários mais abaixo.
Abraços,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS1: se você for uma pessoa atenta, vai reparar que no vídeo não usei vinagre de arroz. Mas procure usar, sim. Acredite, faz diferença no resultado final.
PS2: tem sido razoavelmente difícil encontrar vinagre de arroz aqui no Rio de Janeiro. Na falta dele, já usei o “Tempero para Sushi” e ficou muito bom.
PS3: confira também esta receita de sunomono com adoçante (atualização de 28/01/2016).
PS4: o leitor Mário me mandou um e-mail falando sobre sua preferência de não usar aji-no-moto e hondashi devido ao glutamato monossódico. (atualização de 13/10/2016).
Expliquei que existem estudos mais recentes que indicam que o consumo de glutamato (incluindo o glutamato monossódico), em condições normais, não é tóxico à saúde:
>> Mitos e verdades: glutamato monossódico faz mal à saúde?
(Importante notar que este segundo link é do Portal Umami, cujo registro está em nome da Aji-no-moto.)
Mas, entenderei perfeitamente caso você prefira usar a receita sem esses itens. Neste caso, é muito importante usar a alga marinha, para ter o sabor umami, tudo bem?
PS5: segue abaixo a resposta do leitor Mário (atualização de 23/10/2016). Acho importante divulgar aqui para que você tenha acesso a pontos de vista diferentes.
Quem financia esses estudos são as industrias químicas. O resultado sai como eles querem. Veja o Filme Uma verdade inconveniente Com Al Gore.
Uma pena eu ter perdido o estudo do filho do Cousteao, que demostra que todas as doenças modernas são fruto da química fina. Não da lenda criada que antigamente não tinha exames sofisticados.
O ânion carboxilato e os sais do ácido glutâmico são conhecidos como glutamatos. O glutamato é um importante neurotransmissor, que desempenha um papel chave na potenciação de longa duração e é importante para o aprendizado e a memória, entretanto, ele apresenta-se na natureza como elemento coloidal e não puro.
Você sabe que a diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade. Posso te afirmar que recentemente morreu uma moça em São Paulo com edema cerebral por ingerir 10 litros dágua num dia de detox.
Existe um novo estudo que tive notícia pelos meios de comunicação cientifica, liderado pela UFRJ sobre desruptores.
São substâncias químicas que simulam açucares, hormônios, enzimas etc e seu organismo para de fabricar ou quando usa processa um resultado diferente do esperado, esse desequilíbrio é a fonte das mazelas modernas.
Se você é adepto do aji-no-moto ou do glutamato industrial tente passar uma linha no buraco de uma agulha, se houver um pequeno tremor que seja o comprometimento já começou a se instalar.
Não vou me alongar. Mas para finalizar é como tomar saque aqui no Brasil, que só encontro com alcool adicionado é como dizer que esta tomando vinho feito de suco de uva e alcool.
Cozinhar com glutamato ofende nossos ancestrais. Qualquer porcaria fica boa.
Busco cozinha real, original.
Me desculpo novamente, pela quantidade de informação, mas fico bastante preocupado só encontrar nos mercados, comida com esse maldito veneno.
Já vivi muito e minha dor é que a conta que a juventude vai pagar é muito alta. No fundo acredita-se no que cabe na cabeça. Fazer o que?
Agradeço ao Mário pela participação e quero reforçar que as portas estão abertas para ele e para você apresentarem perspectivas diferentes. Não sou especialista em culinária, nem em qualquer coisa biológica ou química. Sou um verdadeiro leigo. Por isso, gosto de compartilhar informações.
Claro que a ciência evolui com o tempo, então, tudo o que é dito hoje pode mudar e, além disso, há interesses econômicos fortes como ressaltou o Mário. Mas, se você quiser se aprofundar, este estudo do ano 2000 concluiu pela segurança no uso de Glutamato Monossódico.
Karina diz
Legal a receita usando a alga. Normalmente só uso o sal, açúcar e o vinagre. Nunca coloquei aji no moto e já tinha usado hondashi, mas vem muiiiito, que meio que demora pra usar, e fico com medo de estragar. Aí tirei, fica bom sem também.
Estranho estar com dificuldade de achar vinagre de arroz logo no Rio de Janeiro! Aqui no Espírito Santo, nas grandes cidades acha-se em qualquer supermercado na faixa de 3 a 4 reais.
Continue postando e enviando receitas! Eu adoro o site! Aprendi a fazer comida japonesa sozinha.
Vocês tinham dado uma parada né. Que bom que voltaram com tudo!
Fabrício diz
Olá Karina, voltamos sim. Que bom que está gostando! Agradeço sua presença em nossa comunidade. Abraços!
Cris Maeda diz
Olá, Fabrício!
Vou fazer essa receita de sunomono com kani. Sempre faço sem.
Quanto ao vinagre de arroz, fica aqui uma dica: minha sogra sempre teve problema de azia quando comia salada temperada com vinagre normal. Qd experimentou na minha casa o tempero com vinagre de arroz, além dela ter gostado do sabor, não teve problema algum.
Fica aí a dica!
Abraços!
Fabrício diz
Legal, Cris. Ótima dica, que agora fica compartilhada com todos que visitarem a página. Obrigado, abraços!
Cinara diz
Sou VICIADA em sunomono.
E fiz sim com aquele (vinagre) preparado pra sushi.
O de arroz é muuuuuito mais suave, não tem comparação… Mas fica legal tbem. Uma dica é colocar um pouco de água pra ficar mais suave.
Fabrício diz
Legal, Cinara! Pelo que me lembre, o tempero (preparado) para sushi é feito à base de vinagre de álcool e açúcar, mesmo! Não tenho dele aqui para me certificar, mas tenho quase certeza de que estou certo.
Por isso, ficou bom quando você fez assim!
Waine diz
Achei muito interessante essa receita. Obrigado.
Fabrício diz
Que bom que gostou, Waine!
Rinaldo diz
Gostei do video e da receita, sou apaixonado pela cozinha oriental, e estudante de gastronomia, devo dizer que ficou uma ma impressao, a pessoa que preparou o vinagrete, o manipulador de alimentos nao deve utilizar esmalte, nem adornos como aneis e ou pulseiras, relogios, etc. Nao e critica e sim dica, assim os videos ficam mais elegantes e higienicos.
abraços!!!!
Fabrício diz
Olá Rinaldo,
Muito obrigado pelo feedback. Sim, concordo plenamente com você. Vamos melhorar para os futuros vídeos, tudo bem?
Obrigado, novamente!
bernardete diz
Fabricio, onde você mora no Rio? na rua Marques de Abrantes em Botafogo existem varias lojas que vendem produtos para culinária oriental, em Laranjeiras tem algumas também, os preços são bons também, bjss
Fabrício diz
Olá Bernardete,
Obrigado pelas dicas. Conheço as da Marquês de Abrantes e foi nelas que não encontrei o vinagre de arroz. 🙂 Vou procurar na Fuji, de Laranjeiras.
Abraços!
Fabrício
Priscila diz
Nas Casas Pedro sempre tem… encontro td para cozinha oriental lá tb.
Fabrício diz
Obrigado pela dica e por participar de nosso grupo, Priscila!
Laura diz
No último julho eu comprei o tempero pra sushi (que é feito com vinagre de arroz mesmo) numa loja de artigos chineses e japoneses na Tijuca aí no rio quando passei as férias. Lá tinha tb o vinagre de arroz normal. Só não lembro o nome da loja. Mas na Tijuca tem 2 lojas.
Fabrício diz
Olá Laura,
Muito obrigado pelo comentário! Que bom que você encontrou. Acho que você se refere à Jinlong e à Meisim, né? Elas estão em nosso guia de lojas de produtos e ingredientes japoneses. Se não for nenhuma delas, por favor, me diz qual é para eu colocar lá no guia também, ok?
Obrigado novamente!
Um abraço,
Fabrício
Rosane diz
Olá, faço sunomo com frequência e da última resolvi colocar um pouquinho de saquê pois encontrei algumas receitas acrescentando saquê, ainda não esperimentei, fiz hoje…kkkkk….. Assim que provar digo se gostei! Bjsss
Fabrício diz
Oi Rosane, conta para nós depois como ficou… eu conheci uma receita mais ao estilo tradicional japonês que leva mirim (sakê adocicado). Deve seguir a mesma linha dessa sua. Ficou menos doce e mais ácida, mas eu gostei bastante. O único porém fica pela Lei Seca, pois pode acabar prejudicando quem experimentar o prato. 🙁
Marli diz
Quero parabeniza-los pelo carinho que vem nos dando e a confiança que nos passa em suas receitas desde ja quero agradecer por este site maravilhoso, e também pelas pessoas que se desempenham em nos passar informações tão bem detalhadas.
Obrigada:
Um grande Abraço
att
Fabrício diz
Cara Marli, eu que agradeço pela sua presença em nossa comunidade. Espero continuar correspondendo às suas expectativas. Sempre que quiser, compartilhe conosco suas experiências com a culinária japonesa em casa, tudo bem? Abraços!
Rosane Takaki diz
Olá Fabrício… suas receitas são ótimas!! Estou amando recebê-las!
Fabrício diz
Olá Rosane, que bom que está gostando. Obrigado por sua presença em nossa comunidade!
Abraços,
Fabrício
Bianka diz
Olá Fabrício, gostaria da receita do tradicional molho teriaky…aquele servido nos restaurantes, manda pra mim…desde já te agradeço. ..
Fabrício diz
Olá Bianka,
Temos uma receita de molho teriyaki no site, com variações para carne, peixe e frango. Espero que você goste!
Obrigado por fazer parte de nossa comunidade!
Abraços,
Fabrício
victor diz
wonton é japonês e qual a verdadeira receita?
Fabrício diz
Olá Victor,
Obrigado por acompanhar nosso grupo! Wonton é uma comida chinesa. Fiz uma pesquisa e encontrei algumas referências e uma receita de wonton bem interessante. Dá uma conferida!
Abraços,
Fabrício
Lidiane diz
Gostei muito da receita , só colocaria alguns substitutos para o tempero a base de peixe e para o kani para adaptar para vegetariano , enfim vou fazer aqui e depois conto, Fabricio Says no RJ comprei vinagre de arroz em uma das redes de supermercado princesa , talvez isto te ajude (embora o preço seja meio salgado).
Fabrício diz
Olá Lidiane, que bacana, uma receita de sunomono vegetariano! Sim, depois por favor conta para nós aqui como ficou. Eu já fiz uma vez adicionando cenoura ralada fininha e ficou bom. Legal, obrigado também pela dica do vinagre de arroz.
Abraços,
Fabrício
Isabel diz
Olá! Fabrício,
Obrigada pela receita de “Sunomono”. Há muito tempo eu estava procurando a receita perguntando p/algumas pessoas. Adoro comer sunomono no restaurante japonês. Vou tentar fazer em casa. (dá um pouco de mão de obra, mas td bem. rsrsrs…).
Abraços,
Isabel
Fabrício diz
Olá Isabel,
Dá um pouquinho de trabalho, sim, mas pode experimentar porque o sucesso será garantido. Essa receita já passou pela prova de muita gente, rs.
Abraços,
Fabrício
Edvaldo diz
Oi gosto muitas das receitas do site!
Vocês poderiam posta uma receita de Ceviche?
Sei que é um prato peruano mas é muito servido em restaurantes japoneses que por sinal gosto muito. (:
Obrigado!
Fabrício diz
Olá Edvaldo,
Vou pesquisar uma receita bacana de ceviche para trazer para você, tudo bem? Obrigado por acompanhar nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Suemi diz
Ohayoooou!!!!
Arigatou por todas as dicas e receitas…
Tenha uma semana mega abençoada…
Forte abraço…
Fabrício diz
Olá Suemi,
Que bom que gostou desta receita de sunomono (vinagrete de pepino adocicado) e das outras de nosso site. Uma ótima semana para você também e muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Patricia diz
BOM DIA FABRICIO
seria possivel vc me enviar uma receita de
yakissoba vou fazer para 20 pessoas
obgda uma otima semana.
patricia
Fabrício diz
Olá Patricia,
Tudo bem? Olha, aqui no site eu tenho uma receita de yakisoba no estilo tradicional japonês. Uma prática que eu tenho quando vou cozinhar para mais pessoas, em algum evento com amigos ou familiares, é testar primeiro a receita para ver se me agrada. Só então é que faço para valer no evento.
Sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Nicole diz
Bom dia Fabricio,
Acho esta receita de Sunomono a melhor, inclusive foi assim que conheci o seu site, estava a procura de um bom sunomono.
Faço com uma certa frequencia esta receita eu e meu namorado amamos.
parabéns pelo site e boas praticas.
Abraços,
Nicole
Fabrício diz
Olá Nicole,
Puxa, que legal ler suas palavras! Essa receita eu gosto muito também… sempre funciona e já foi experimentada por várias pessoas. Sucesso com a culinária japonesa e muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Janaina diz
Bom dia
Obrigada adoro as receitas…
Janaina
Fabrício diz
Olá Janaina,
Que bom que gostou desta receita de sunomono! Continue conosco pois há várias receitas legais por vir.
Abraços,
Fabrício
Mariana diz
Adoro essa receita.. obrigado
Fabrício diz
Que bom que gostou desta receita de sunomono, Mariana! É muito bom ter você em nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Robim diz
Na receita o vinagre e de arroz, no video o vinagre que mostra e de vinho? Faz diferença ?
Fabrício diz
Olá Robim,
Dá para fazer com o vinagre comum, mas eu acredito que faz diferença, sim. Fica com o sabor azedo mais presente. De uma forma geral, na culinária japonesa, é usado o vinagre de arroz. Como não tinha no dia que filmei o vídeo, acabei usando outro.
Se você tiver dificuldade de encontrar o vinagre de arroz, pode substituir pelo “Tempero para Sushi”.
Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Mitiko Hayashi Takehara diz
Boa tarde Sr.Fabricio
Primeiramente gostaria de agradecer pela dedicação e carinho que vem nos depositando, proporcionando a elaboração de ótimos pratos.
Adoro sunomono … essa receita é ótima fica boom demais!
Na falta do Kani kama, substitui por presunto sem capa de gordura de boa qualidade, fica bom também.
Faço com frequência pois cai bem para acompanhar muitos pratos.
Parabéns pelo site e pelas ótimas receitas!
Abraços!!!
Mitiko
Fabrício diz
Olá Mitiko-san,
Tudo bem? Que bom que gostou desta receita de sunomono. Ela realmente não falha. 🙂
Eu que te agradeço por participar de nosso grupo e por contribuir com a substituição sugerida. Fique sempre à vontade para mandar suas contribuições, críticas, dúvidas ou sugestões, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Elza diz
Olá Fabrício,
Obrigada pela receita, adorei, por ser bem caseira.
Costumo fazer receita parecida, acrescentando harusame, também fica bom, principalmente no calor.
Até a próxima.
Elza
Fabrício diz
Olá Elza,
Que bom que gostou da receita de sunomono e muito obrigado por contribuir com sua dica!
Um abraço,
Fabrício
Rafael Ruzzon diz
Fiz e gostei muito! Quanto tempo o sunomono pode ficar guardado em conserva depois de pronto?
Abraços
Fabrício diz
Olá Rafael, eu já guardei por até 2 dias. Comecei a sentir o gosto alterado, então, não guardaria muito além disso, não. Obrigado pela participação! Um abraço, Fabrício.
Toni diz
Adorei vou tentar fazer
Fabrício diz
Que bom que gostou, Toni. Sucesso com a receita! Um abraço, Fabrício.
Laura diz
Olá, fiz a receita tb para a ceia de natal! E…. pra variar, foi sucesso tb! ^^ kkkkkkkk
Tirei até foto! Mas não da pra anexar no comentário! 🙁
Fabrício diz
Oi Laura,
Tudo bem? Que bom que funcionou bem com você a receita. Fico feliz pelo sucesso!
Se quiser, pode me mandar a foto por e-mail que eu coloco aqui, ou então publica no Facebook e marca a gente lá 🙂
Um abraço,
Fabrício
Takuo Okada diz
Sr. Fabrício
O assunto do glutamato é difícil de definir se faz bem ao saúde ou não porque o organismo só vai mostrar a longo tempo a sua reação no organismo e considerando que toda química feito artificialmente é prejudicial ao corpo humano.
Mas se usar o glutamato dá um gosto diferente ao prato dá , isso é verdade mas ficaria em cada um definir sua escolha de ter uma comida saborosa ou saudável.
Queria deixar que muitas vezes os produtos que dão sabor e melhor gosto ao alimento e sendo química fina pode ser prejudicial , mas quem deveria se preocupar seriam jovens de 20 a 35 anos e pessoas idosas com mais de 70 anos por favor aproveite a vida saboreando tudo que é gostoso e se for saudável melhor , mas aproveite e faça de sua vida um mar de rosas.
Abraços
Takuo Okada
Fabrício diz
Caro Okada-san,
Tudo bem? Que ótimo receber sua visita e comentário. Muito sábias as suas palavras!
Um abraço,
Fabrício