Hoje trago mais uma receita japonesa bem caseira para você.
Gari é aquele gengibre em conserva que acompanha os pratos de sushi e sashimi. Eu gosto bastante. Diz a tradição que ela serve para limpar o paladar entre um peixe e outro. Assim, você sente melhor o sabor de cada tipo de peixe.
A receita que tenho é simples, mas trabalhosa. Faço uma boa quantidade e deixo guardado por um bom tempo, saboreando aos poucos, no dia-a-dia, mesmo.
Eu uso esta receita logo abaixo. Sempre funciona e para o meu paladar fica gostosa. Mas existem várias por aí. As diferenças estão principalmente em ferver ou não ferver o gengibre e nas proporções de açúcar, vinagre e sal.
Receita de Conserva de Gengibre (Gari)
Ingredientes
- 350-400g de shooga (gengibre) descascado e cortado em fatias finas;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1 xícara de vinagre de arroz;
- 3 colheres de chá de sal;
- 1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro, com tampa;
Modo de Preparo
- Cozinhe os shooga (gengibre) numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente.
- Leve ao fogo o açúcar e o sal misturados no vinagre até diluir e levantar fervura. Deixe esfriar.
- No recipiente, misture o shooga e a mistura do vinagre. Tampe e deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.
- Armazene na geladeira (dura aproximadamente 6 meses).
Rendimento: pote de 1/2 litro
Edição de 06/jul/2015: havia aqui uma citação com link para uma receita parecida (sem ferver o gengibre) da Marisa Ono, que fiz de uma forma que considerei bastante ética e de acordo com a licença Creative Commons que ela tinha no site, conforme a imagem abaixo (hoje pesquisei e parece que ela removeu, pois não há mais).
Como ela entrou com uma denúncia no Digital Millennium Copyright Act (DMCA) de cópia não-autorizada do conteúdo, fui obrigado a removê-lo.
Você sabe o porquê da diferença de ferver ou não ferver? Escreva seus comentários abaixo. (Eu acho que você precisa usar gengibre novo para funcionar bem sem ferver. Mas é palpite, apenas, sem nenhum fundamento científico.)
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS: muita gente me pergunta qual é o segredo para deixar o gengibre bem fininho. Não é exatamente um segredo… na verdade, é um utensílio: mandolin.
Você pode comprá-lo em lojas de produtos japoneses pelo Brasil ou na loja virtual Konbini. (Sou parceiro afiliado, o que significa que ganho uma comissão por cada venda realizada, mas sem aumentar o preço dos produtos para você.)
Para mim, isso é ótimo porque me ajuda a manter o site e posso indicar para você uma loja honesta, confiável, da qual também sou cliente.
Olá Fabrício!
Minha receita é uma mistura das duas… gostei do modo de preparar da Marisa, sem ferver, pois uso os mesmos ingredientes dela. Com o gengibre novo a conserva fica melhor, pode ser que dispense a fervura, concordo com vc.
Abraço!
É, deve ser isso, sim. Encontrando gengibre fresco vou fazer e falo dos resultados. Abraços!
Fabrício
Este negócio de direitos autorais sobre a receita , eu acho que é bobagem se não quiserem que as receitas sejam propagada ou distribuídas então que não publiquem e fica mais bonito publicarem um livro e sobre isso cobrar um preço.
Hoje com esta era digital a coisa fica mesquinho para quem tem o saber de cozinhar não autorizar a publicação desde que mencionado a fonte, eu em particular me mantenho um pouco afastado das publicações da Marisa Ono porque dei um opinião sem ataque ou ofensa e recebi em troca uma resposta que me deixou receoso de voltar a ter contato com ela.
Mas cada um faz o que acha que tem direito e assim a vida continua , mas como pesquiso vários sites já estou como praxe pegar o site e deixar gravado um texto ” este texto foi retirada do site tal >>>>” e assim me previno com legislação autorais, desde que mencionado no site pesquisada.
Grato
Takuo Okada
me encanta el jenjibre voy a prepararlo y luego les cuento
Sucesso com a receita, Mirta. Abraços!
Gosto da receita de minha mãe, modo tradional antigo:
Raspar o gengibre, cortar em fatias e desidratar com sal e peso, método muito usado pelos ancestrais.
Num recipiente tipo pequeno balde, acondione o gengibre em camadas, salpicando pequena quantidade de sal, ao final coloque um pequena tampa de modo que o peso a ser sobreposto, possa pressionar todo o conteúdo e assim, o gengibre será desidratado.
Quanto mais peso o processo terá melhor resultado.
Dois a treis dias serão suficientes.
Após, acondicionar em vidros esterilizado.
O tempero vai do gosto de cada um.
Como disse, o tempero tradicional leva somente sal.
Este método pode ser utilizado para conservar pepinos, nabos, mostarda e etc.
Lembranças de minha vó (obátian).
Que bacana, Alberto. Obrigado por compartilhar. Outro dia fiz a receita da Marisa Ono, na qual o gengibre é desidratado com sal, mas não tinha essa questão do peso. Logo depois que terminou o processo da desidratação, eu experimentei o gengibre e fiquei com a impressão de que já dava para comer do jeito que estava. Como estou acostumado com o gari já adocicado, achei um pouco salgado demais. Mas tem a ver com o que você falou, então: só com o sal já dá para comer. Agora lembro-me de que meus pais tem um utensílio de plástico para pressionar, vou procurar fazer desse seu jeito da próxima vez. Depois compartilho as fotos da receita. Abraços!
em casa meu marido faz igual do alberto usa o peso ele deixa 2 dias , e faz com ele novinho , não cozinha o gengibre, agora o tempero ele ferve acuçar , sal, vinagre e um pouco de agua, por falar em gengibre em casa usamos muito , ele ralado no frango, SASHIMI, a gente congela o gengibre fica ótimo de ralar
Muito obrigado pelo comentário e contribuições, Aliete!
Um abraço,
Fabrício
Bom dia,
O processo de ferver, neste caso, serve para paralizar algumas enzimas e aumentar a durabilidade da conserva. (pesquisa Branqueamento de Alimentos).
Abraços.
Legal Andre, obrigado pelo esclarecimento!
Abraços,
Fabrício
Queria uma receita de macarrão Udon, alguem sabe?
Olá Yoshiko,
Vou procurar e publico assim que tiver disponível uma receita legal, tudo bem? Obrigado por fazer parte de nossa comunidade!
Abraços,
Fabrício
Oi Fabricio,
vou fazer a receita mais tradicional do gari. sempre que pedimos combinados aqui em casa tenho que pedir porção extra de gari. agora nao precisarei mais. tks. boa semana
alba
Que legal, Alba! Colocar em prática é o segredo! Obrigado por fazer parte de nossa comunidade. Abraços!
Fabricio, obrigada!!!!
Que bom que terá novidades, que venha!!!
E sobre utensílios e facas, você tem sugestão
onde compra no Rio ou na internet?
Namastê.
Bya
Olá Bya,
Que bom que gostou da receita de gari. Olha, conheço algumas lojas japonesas aqui no Rio… no Flamengo, na Rua Marquês de Abrantes 207, há uma loja de produtos japoneses.
Por ali, na Rua Paissandu, 111 há a Casa Vitana, que também tem filiais no Leblon e Barra: http://casavitana.com.br.
Por último, na Tijuca, há duas lojas: uma na Rua Conde de Bonfim, 519 (http://kekanto.com.br/biz/mercearia-jinlong) e outra na R. Barão de Mesquita, 456 (http://www.meisim.com.br/inicio.asp).
Se preferir comprar na internet, recomendo a Konbini: http://konbini.com.br
Sucesso com a culinária japonesa e obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Amigo,
Posso substituir o açúcar por adoçante Tal e Qual?
Estou numa indução de cetose e não posso comer açúcar de jeito nenhum.
Abraço,
Beth.
Olá Beth,
Obrigado pelo contato e por fazer parte de nosso grupo. Olha, nunca fiz… procurei bastante na internet mas também não encontrei uma resposta objetiva. Quando acabar aqui em casa, vou tentar fazer um pouquinho. Se você fizer antes, por favor, me conta os resultados, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Olá Fabricio, obrigada pelas receitas , mas esta do gengibre em conserva ameiiiii… aqui tds adoram.
To adorando receber suas receitas e aprendendo muito, com direitos a elogios kkkk
obrigada mesmo …
Excelente final de semana pra vc e sua familia… um abração … Nívea
Olá Nivea,
Que bom que gostou desta receita de gari. Ela funciona muito bem, né? Fico muito feliz que esteja praticando e que o conteúdo do site tem ajudado você. Grande abraço e obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
????????????
Olá Dineia,
Que bom que gostou da receita de gengibre em conserva.
Abraços!
Fabrício
Meu marido amaaa esse gengibre, vou fazer.
Olá Valquiria,
Que bom que você gostou desta receita de gari. O melhor é que você pode conservar por uns bons 6 meses na geladeira. Sucesso com a culinária japonesa e obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
OI BOA TARDE
ADOREI A RECEITA
OBGDA
UM ABRAÇO
PATRICIA
Olá Patricia,
Que bom que gostou desta receita de gari. É muito bom ter você em nosso grupo!
ᐧ
Abraços,
Fabrício
Oi Fabrício, realmente essa conserva de gengibre é uma delícia! Farei uma pergunta, um pouco ignorante, pois desconheço de muitas coisas da culinária japonesa, mas eu posso utilizar essa conserva para comer por exemplo com arroz ou qualquer outra coisa no dia a dia ou ela combina apenas com peixe cru? Agradeço desde já irei fazer. Sobre os ingredientes e onde compra-los é realmente complicado, pois vivo numa cidade do interior e é difícil encontrar. Desde já, obrigada! Michelle
Olá Michelle,
Olha, num restaurante japonês, eu procuro seguir a etiqueta e comer o gari apenas entre um sashimi (ou sushi) e outro. Diz a tradição que o gengibre limpa o paladar e faz com que você sinta melhor as diferenças de sabores entre os peixes.
Agora, em casa, até porque não se come sushi e sashimi todos os dias, acho que temos mais liberdade… às vezes pego um pouquinho do gari que está pronto e como junto com a salada… ou até mesmo para acompanhar um arroz branco. Na minha opinião, aí vai do que você achar que fica bom para o seu gosto.
Abraços!
Fabrício
Bom Dia ,Fabrício
Adoro suas dicas e receitas ,fiz o Gari e todos adoraram Parabens.
Fabricio será que voce pode me ensinar a fazer o HOT ROLL ?
Abs
Suely
Olá Suely,
Que bacana, parabéns para você por ter feito a receita! No site, temos uma receita de sushi hot roll. Vale experimentar também. 🙂
Abraços,
Fabrício
Olá Fabrício tudo bem, o meu gari eu corto bem fininho, coloco sal e deixo por uma noite para desidratar, depois espremo bem e coloco essa calda que é igual a sua, dura muuuuiiito tempo na geladeira. Grata.
Olá Rosangela,
Tudo bem? Que bom que você voltou a receber os e-mails! Eu também já fiz uma receita de gari feita desse jeito que você falou, mas fiquei com duas impressões: (a) o gengibre usado tem que ser bem novinho, fresco, para ficar macio mesmo sem fervura; (b) com a proporção que usei, achei que ficou muito salgado. Mas, agora, lendo seu comentário, vejo que a receita que usei não falava para espremer, apenas “escorra bem”. Pode ter sido isso também.
Se você puder compartilhar suas proporções, será ótimo! 🙂
Abraços e obrigado novamente por estar em nosso grupo!
Fabrício
Fabrício, bom dia!
O que podemos usar para deixar o gengibre avermelhado???
Grato,
Silvio
Bom dia Silvio,
Você pode usar corante alimentício vermelho para deixar o gari avermelhado. Esse link que passei é dos resultados de pesquisa no Google. Tem até um vídeo interessante que ensina como fazer corante em casa a base de frutas e vegetais.
Abraços,
Fabrício
Bom dia Fabrício
Obrigada …
Boa tarde Fabricio, Também faço assim, só não fervo o gengibre, não acho necessário porque ele já é bem novinho e macio. Quanto ao sal, coloco bem pouco, porque como é ardido não há necessidade de tanto sal. Grata. Bom domingo.
Olá Rosangela,
Obrigado pelo comentário! Sim, quando o gengibre está bem novinho e macio, dá para fazer sem ferver mesmo! E, se colocar muito sal, o gari acaba ficando salgado. Já aconteceu comigo nesta receita de gari.
Abraços,
Fabrício
Olá Fabricio, faço essa conserva sempre e em grande quantidade rsrsrs, mas somente corto bem fino, coloco em um vidro com um pouco de sal e completo com metade de água e metade de vinagre branco deixo reservado por uns cinco dias e pronto …fica uma delícia…vou fazer sua receita …
Muito obrigada e um abraço
Solange Nacandacare
Muito obrigado por compartilhar sua receita, Solange! Espero que você goste da nossa também. 🙂
Abraços,
Fabrício
Para quebrar um pouco o ardido quando ser ferve o gengibre, ajuda de colocar um pouco de açúcar.
Obrigado pela contribuição, Larissa!
Abraços,
Fabrício
Fabricio Yutaka, como vai
Fiz a conserva de gengibre conforme sua receita, fatiei com a faca porque não tenho o fatiador
O gengibre que utilizei não era novinho e a fervura deixou mais mole.
Para uma primeira vez a conserva ficou boa e já estou fazendo novamente.
A propósito a água da fervura pode ser aproveitado como chá de gengibre não precisa jogar fora.
Abs
Olá Eduardo,
Que bom que gostou desta receita de gari. Achei muito boa essa sua dica de aproveitar a água para fazer chá de gengibre, muito obrigado por compartilhar e por participar de nosso grupo!
Um abraço,
Fabrício
Obrigada pela receita de gari ficou ótima! Agora é época de gengibre novinho e está bem barato.
Olá Maria, que bom saber que funcionou bem para você. Também comprei gengibre fresquinho esta semana e vou fazer mais uma leva. 🙂 Um abraço, Fabrício.
Estou amando as dicas e guardando todas com muito carinho!! obrigada!!
Que ótimo, Aline! Muito obrigado pelo comentário. Sucesso com esta receita de gari. 🙂
Abraços,
Fabrício
Deu super certo e ficou delicioso!!! 😉😋 Adoro receitas japonesas e adoro mais ainda quando são tão bem explicadas. Obrigada.
Olá Karen,
Puxa, que ótima notícia! Muito obrigado pelo comentário e participação. Sucesso com a culinária japonesa. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Suas receitas são claras!
Que bom que gostou desta receita de gari, Silvia! Muito obrigado pelo comentário e participação.
Um abraço,
Fabrício
Oi Fabrício, obrigado pela receita!
Eu já fiz sem ferver em outra oportunidade e ficou bom também.
Abraços!
Muito obrigado pelo comentário, Mauro. Fico feliz que tenha gostado desta receita de gari.
Um abraço,
Fabrício
A água da fervura do gengibre dá pra aproveitar e fazer um delicioso chá!
Muito obrigado pelo comentário, Antonio!
Um abraço,
Fabrício
Todos aqui em casa adoramos! Faço sempre!
Muito obrigado pelo comentário, Anne 🙂
É uma delicia!
Obrigada pela receita!
Muito obrigado pelo comentário, Rosana!
Um abraço,
Fabrício
Bom dia,
A respeito da conserva de gengibre, entendo que ao ferve-lo e descartar a agua estamos perdendo nutrientes e sabor. Para mim basta ferver o vinagre com açúcar e sal e fazer uma infusão do gengibre ralado nesse liquido. Assim aproveitamos melhor todos os sabores e nutrientes.
Muito obrigado pelo comentário, Antonio! Você tem toda a razão. A fervura do gengibre é válida quando usamos um ingrediente já amadurecido, mais duro e ardido. Com os gengibres novos e macios, ela se torna desnecessária.
Um abraço,
Fabrício
Olá Fabrício!
Cara, ficou perfeita essa receita, gostei tanto que como o Gari puro! rsrsrs
Você teria o link de como fazer o arroz para Sushi e alguns recheios que não vá salmão? Pois aqui no MT é difícil encontrar salmão fresco devido nossa logística.
Outra dúvida é sobra a posição da alga, posso colocar ela de qualquer jeito para enrolar o Sushi ou o Uramaki?
Obrigado!
Olá Fabrício.
A diferença entre ferver ou não, eu não sei. Eu faço essa receita apenas escaldando o gengibre. O fato de ter que gengibre novo eh que o gengibre fica fibroso se não for novo. Abraço
Olá, Elza!
Muito obrigado pelo comentário e contribuição. Realmente, já percebi que o gengibre maduro é bem mais fibroso!
Um abraço,
Fabrício
Olá Fabrício, estava procurando receitas de doces japoneses e me deparei com esse post de shoga gari.
Faço utilizando o shoga novinho, quanto mais rosadinho, melhor. Fatio bem fino, acrescento pouco sal, somente para desidratar um pouco. Escorro e junto a mistura de vinagre , açúcar e sal. Conserva por muito tempo. Quanto a substituir o açúcar por adoçante, já experimentei e ficou muito bom. Abraço.
Muito obrigado pelo comentário, Márcia!
Um abraço,
Fabrício