Olá,
Tudo bem? Hoje trago a terceira e última receita da série de caldo dashi preparada pelo Erickson, do site de gastronomia Sofisticado (as anteriores são: receita do caldo katsuo dashi – caldo de peixe japonês e vídeo receita de caldo kombu dashi – caldo japonês de alga kombu).
Dashi vegetariano
(por Erickson Aranda)
Uma terceira opção, é o dashi vegetariano. Ele é feito substituindo o katsuobushi por shitake desidratado. Ele rende um pouco mais e o shitake seco é bem mais barato que o katsuobushi. É tão saboroso quanto o dashi tradicional e possui grande quantidade de umami.
Receita de dashi vegetariano (caldo japonês de cogumelo shiitake e alga kombu)
Ingredientes
- 30 g de shitake desidratado
- 500 ml de água morna (*)
- 500 ml de kombu dashi
Preparo
Coloque os cogumelos secos em 500 ml de água morna. Deixe de molho por, pelo menos, 12 horas. Acrescente 500 ml de kombu dashi.
(*) Você pode usar até 1 litro, mas o ideal é 500 ml apenas, por causa da quantidade de ribonucleotídeos, que é o umami do cogumelo. Se você fizer com 1 litro, será considerado um dashi vegetariano “ralo”.
Conservação
A receita de dashi caseiro pode ser armazenada na geladeira por 3 dias ou congelada por até 1 mês.
Curiosidade
Dashi vegetariano é conhecido no Japão como Shojin Dashi.
Sobre o autor: o jornalista Erickson Aranda é especialista em gastronomia e nutrição pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Em 2013, ele criou o site de gastronomia Sofisticado. Lá, você encontra outras receitas, tendências culinárias e dicas de cozinha em geral.
Eu fiz o caldo dashi vegetariano e novamente o usei como base para fazer missoshiru, aproveitando o kombu dashi que tinha congelado da receita anterior. Também gostei muito e recomendo experimentar.
Veja nas fotos abaixo o shiitake de molho. Um ponto importante é com relação ao tempo de molho de 12 horas. Se você for fazer para o almoço, por exemplo, precisará deixar de molho desde a noite anterior. Confesso que me esqueci e acabei deixando de molho umas 3 horas apenas, mas vou prestar mais atenção na próxima vez e seguir à risca.
Uma última curiosidade: a palavra umami é assim mesmo (umami) em todos os principais idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês e, claro, português (saiba mais sobre o umami, que junto com o doce, azedo, amargo e salgado, compõe os cinco gostos básicos de nosso paladar).
Espero que você tenha gostado. Quando fizer o seu caldo dashi, deixe seus comentários por aqui. 🙂
Abraços,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
Olá… boa tarde!
não experimentei fazer o caldo, mas tenho uma dúvida que gostaria de saber se tem como saná-la.
Sei que o salmão não pode ser congelado, mas existe alguma técnica para conserva-lo por mais tempo sem perder a qualidade para o corte do sashimi?
Obrigada
Olá Edilene,
Tudo bem? Olha, do que conheço, não tem como. Fiz um post em que apresento várias questões e perspectivas sobre o congelamento do peixe e efeito na qualidade e frescor.
Obrigado por participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Olá Fabrício,
lendo suas receitas de dashi, que são ótimas, eu vi esta de dashi vegetariano, que me despertou a curiosidade, e mediante esta eu fui pesquisar. Gostaria de fazer um humilde apontamento.
Dashi Vegetariano (Shōjin-dashi 精進だし), de origem budista, e vai mais ingredientes, como: alga konbu (昆布), cogumelo shiitake (椎茸), tiras secas de cabaça japonesa ( kanpyō 干瓢、乾瓢), soja (daizu 大豆), e feijão (azuki 小豆).
http://www.fushitaka.com/dashi_howto/dashi_shoujin.html
Já experimentei algumas receitas vegetarianas, inclusive japonesas, mas esse dashi é novidade pra mim. Um dia eu o farei!
Parabéns pelo seu blog!!!
Abraços!!!
Olá Yuichi,
Muito obrigado pelo seu comentário e contribuição! Por favor, sinta-se sempre à vontade para participar, pois só temos a aprender cada vez mais.
Quanto a esta receita de dashi vegetariano, vale experimentar. Eu gostei bastante. 🙂
Um abraço,
Fabrício
perdão mas não entendi , 500 ml de kombu? seriam 500 gramas? Comprei tudo pra fazer e confesso que fiquei confusa
Olá Katharina,
Puxa, me desculpe pela demora em responder. Esta receita de caldo dashi usa como um dos ingredientes o caldo feito à base de konbu (konbu dashi).
Por isso que são 500ml e não 500g.
Coloquei um link para a receita na lista de ingredientes para melhorar a compreensão.
Sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Fabrício obrigada. Gostei dessa receita de Caldo Dashi Vegetariano vou fazer
Muito obrigado pelo comentário, Yae! Que bom que gostou desta receita de caldo dashi vegetariano do site Sofisticado. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Olá Fabrico,
Gostaria de saber se posso usar esse caldo para sobå vegetariano ?
Desde já agradeço
Olá Ingrid,
Muito obrigado pelo comentário. Sim, pode sim! Sucesso com a culinária japonesa em casa 🙂
Um abraço,
Fabrício