Olá,
Tudo bem? A Ester me pediu dicas para fazer um lamen gostoso e, como esta é uma dúvida mais ou menos recorrente, resolvi criar este post para juntar o que de melhor já encontrei sobre o assunto.
A primeira referência que eu gosto de indicar é esta matéria do site Japão em Foco. É bastante completa, fala do histórico do prato, e tem uma receita para fazer shoyu lamen. No final, ainda tem um vídeo elaborado pela Sakura.
Se você ficou na dúvida sobre o que seria esse “shoyu lamen”, este resumo é bem objetivo e explica a diferença entre os tipos de lamen (shoyu, misso e shio).
E, se quiser se aprofundar um pouco mais sobre a história e composição do lamen, aqui está uma matéria bem interessante.
Por último, se o Inglês não for uma barreira, uma receita de lamen vegetariano do site Just One Cookbook. (Se você gostar desta receita, confira também o e-book que é vendido pelo site. Eu tenho uma cópia e acho excelente!)
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
Sonia diz
Olá Fabricio,
Adoro lamen!Obrigada por compartilhar suas receitas e dicas da culinária oriental.
Fabrício diz
Obrigado pelo comentário, Sonia! Que bom que gostou deste post sobre lamen.
Um abraço,
Fabrício
Thomas diz
Muito legal o post, sou fã incondicional da culinária japonesa.
Parabéns pelo blog.
Fabrício diz
Legal que gostou, Thomas!
Um abraço,
Fabrício
Douglas diz
Boa tarde, qual a diferença entre Lamen e Udon?
Parabens pelo site.
Fabrício diz
Olá Douglas,
Muito obrigado pelo comentário! Esta matéria explica bem as diferenças entre as massas japonesas, não só entre o lamen e o udon, mas também abrange o soba e o somen.
Um detalhe interessante: segundo a matéria, como a massa do udon é, literalmente, mais pesada, o caldo que o acompanha costuma ser mais leve.
E aqui, nessa página de uma fabricante de massas japonesas, estão disponíveis informações nutricionais sobre a massa do lamen e a massa do udon.
Sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Edson Silva diz
Muito legal seu site! Me inscrevi para receber por e-mail as receitas de comidas japonesas. Admiro a cultura japonesa e adoro as comidas. Sou de Sampa. por isso meu referencial é o bairro da Liberdade e adjacências. Obrigado pelas dicas e sucesso com o site! Um abraço!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Edson. Seja muito bem-vindo ao nosso grupo e sucesso com a culinária japonesa em casa!
Um abraço,
Fabrício