Olá,
Tudo bem? Há dezenas ou talvez centenas de receitas que ensinam como fazer gengibre em conserva agridoce (shooga gari). Mas esta que eu trago hoje tem credenciais imbatíveis: foi recomendada por Sérgio Neville Holzmann, autor de Sushi: Sabor Milenar, e foi criada por Shizuo Tsuji, autor e chef japonês, já falecido.
O que me chamou a atenção nesta receita foi seu tempo total de preparo: 8 dias. Isto não quer dizer que ela seja mais trabalhosa que as outras, ao contrário até.
Pelo fato de ser uma receita tradicional de gengibre em conserva (gari), tem aquele jeito de antigamente, em que se fazia as coisas sem tanta pressa.
Com o passar dos anos, este tipo de receita tem me atraído mais: a vida já é tão corrida que precisamos criar espaços de calmaria em nosso dia-a-dia, não é mesmo?
Quando fiz a primeira vez, não encontrei o gengibre fresquinho, mas já deu para perceber muita diferença no resultado: com esta receita, o sabor do gari fica com um agridoce mais suave, muito agradável.
Bem diferente das outras que já fiz!
Mesmo que você já tenha uma receita preferida de gengibre em conserva, experimente fazer esta e tire suas próprias conclusões 🙂
Como Fazer Gengibre em Conserva (Shooga Gari)
Receita de Shizuo Tsuji – Japanese Cooking – A Simple Art, recomendada por Sérgio Neville Holzmann
Ingredientes
- 250g de gengibre bem fresco, com casca fina
- 1 colher de sopa de sal
Marinada
- 1 copo de vinagre de arroz (su) – 200ml
- 7 colheres de sopa de água – 105ml
- 2 ½ colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo
- Limpar o gengibre com um pano úmido (se estiver bem fresquinho, a casca deve sair!), cortar alguma parte escura e lavar em água corrente;
- Misturar bem com o sal e deixar por um dia na geladeira;
- Lavar bem e fatiar finamente (melhor com uma mandolina);
- Misturar os ingredientes da marinada, fazendo o açúcar dissolver-se completamente;
- Colocar as fatias na marinada e misturar bem;
- Deixar na geladeira pelo menos por 7 dias;
O Sérgio ainda deixou a dica de que esta receita de gari fica melhor depois de alguns meses! Difícil vai ser ela durar tanto tempo 🙂
Bom, acho que vale reforçar o recado: mesmo que você já tenha uma receita preferida de gengibre em conserva (gari), experimente fazer esta também.
Quem sabe você não muda de receita predileta, como aconteceu comigo?
O que achou desta receita? Por favor, deixe seus comentários.
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS: o livro Sushi: Sabor Milenar está esgotado e só pode ser encontrado na Estante Virtual. Mas a boa notícia é que uma nova edição será lançada.
Se você é uma apaixonada pelo sushi como arte e embaixador da tradicional culinária japonesa, fique de olho e garanta o seu exemplar. Avisarei por aqui quando a nova edição for lançada.
Elaine Perez diz
Bom dia . Faço esta receita sempre minha família adora . Só que como cortar em fatias finas é um pouco complicado até mesmo no processador , tentei ralar na parte média e ficou ótimo. Espero que quem tentar goste TB.