Olá,
Tudo bem? Hoje trago um assunto bem cotidiano: a maneira como limpo a tábua de corte de plástico que uso na cozinha. Mesmo que você já conheça, pode ter um ou outro detalhe que você faz diferente e pode compartilhar com nosso grupo.
É uma forma bem simples que aprendi, se não me engano, assistindo a alguma reportagem sobre o assunto “limpeza e higienização na cozinha”.
A cada 1 ou 2 semanas, aproximadamente, coloco a tábua de cozinha numa mistura de água com água sanitária, na proporção de 1 litro de água + 1 colher de sopa de água sanitária.
Deixo de molho por mais ou menos 15min a 30min e depois esfrego bem a tábua usando essa escova de plástico.
O curioso é que, com o tempo, a tábua de plástico nunca mais volta a ficar branquinha como era no começo. Mas ela fica sem nenhum cheiro e com aparência de bem limpa.
Enfim, é simples assim.
Outra coisa que costumo fazer no dia-a-dia é sempre lavar a tábua de cozinha assim que é usada. Acho que isto diminui o efeito da “cor” do alimento ficar impregnada nela.
Uma coisa que já li que deve ser feita também, e faço parcialmente, é ter tábuas separadas, conforme o tipo de alimento preparado nela. Por exemplo, uma tábua só para carnes e outra só para legumes. Só tenho separada mesmo é uma tábua de cozinha de madeira maior, que só uso para os peixes.
Essa tábua de madeira eu sempre lavo logo depois de usar com detergente, vinagre (ou limão), usando aquela mesma escovinha preta de plástico, e coloco para secar um pouco no forno.
Que tal compartilhar também o seu jeito de limpar a tábua de cozinha?
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
Ana Maria diz
Olá Fabrício, tudo bem?
Este assunto é MUITO IMPORTANTE.
Costumo usar além da água sanitária, bicarbonato de sódio.
Atualmente, tenho substituído o cloro ( ou água sanitária ) por vinagre de álcool, pois não deixa os utensílios ficarem amarelados com o tempo.
O vinagre de álcool é excelente também para limpar os rejuntes entre azulejos, basta aplicar puro onde ser quer limpar, aguardar uns 15 minutos e em seguida passar uma escovinha e pronto.
Abraços.
Fabrício diz
Muito obrigado por compartilhar as suas técnicas, Ana!
Abraços,
Fabrício
Thiago diz
Boa noite Fabricio,
Obrigado pela dica.
At Thiago.
Fabrício diz
Que bom que gostou desta dica de limpeza de tábua de cozinha, Thiago.
Abraços,
Fabrício
Rita C S B Gomes diz
Oi Fabrício!
Eu também tenho uma tábua pra cada alimento, tenho uma pra carnes vermelhas, uma só pra frango, a de peixes, a de legumes e verduras e a de frutas!!
Além dos cuidados imediatos e água sanitária, eu também as coloco na lava louças, ajuda bastante!!!
Fabrício diz
Olá Rita,
Tudo bem? Obrigado por compartilhar suas dicas de tábuas de corte. É… de fato, é bom ter uma tábua para cada tipo de alimento, né? E foi ótimo saber sobre o uso da lava louças. Muito obrigado!
Abraços,
Fabrício
Hiroko diz
Boa Tarde,
Obrigada pelas “dicas” do site Cozinha japonesa!
São sempre interessantes e úteis!
Um abraço,
Hiroko
Fabrício diz
Que bom que gostou desta dica de limpeza da tábua de corte, Hiroko! Muito obrigado por participar de nosso grupo. 🙂
Abraços,
Fabrício
Sandro diz
Olá Fabrício.
Obrigado pela dica.
Vc também pode utilizar uma lixa bem fina(nº180 ou 220)para desbastar a tábua e diminuir os “sulcos” que a faca faz.
Já fiz esse processo duas vezes e notei uma boa diferença, uma facilidade maior para limpar a tábua e a diminuição da “cor” meio encardido que a tábua fica após um tempo de uso.
Abraços
Sandro
Fabrício diz
Olá Sandro,
Muito obrigado por compartilhar sua técnica de higienização da tábua de cozinha e participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Mariléia diz
Olá Fabrício!
Segue a dica: lavo sempre na lavadoura de louças e fica branquinha e sem cheiro.
Att.
Mariléia
Fabrício diz
Olá Mariléia,
Obrigado por compartilhar sua dica para lavar a tábua de cozinha e por participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Aluisio diz
Olá Fabrício, tudo bem e vc?
Ótima dica, aqui em casa usamos tabuas para legumes e carnes separadas, gostei da dica,
abraço
Aluisio
Fabrício diz
Olá Aluisio,
Tudo bem? Acho que tenho que adotar esse hábito de separar as tábuas de cozinha também. 🙂
Obrigado por compartilhar!
Abraços,
Fabrício
Lazzaro diz
Ola Fabricio boa noite!
Como professor de culinaria do senac eu aplico as boas praticas no procedimento segundo a resolução 216/2014. isso significa que eu não uso mais nada de madeira na cozinha por ser porosa, assim sendo somente uso tabuas de corte de polietileno nas cores recomendadas pela Anvisa (VERDE – para hortifruti – AMARELA – aves – VERMELHA – peixes e frutos do mar – BRANCA – produtos do leite – VERMELHA – carnes de sangue – MARRON – assados cozidos que requerem corte, para Higieniza-las o procedimento é LAVAR EM AGUA E DETERGENTE, COM UMA ESCOVINHA (estilo de lavar roupas) E A SANITIZO, COM HIPOCLORIDRICO (pó ou liquido diluição de 200 ppm por 5 litros de agua) ou ÁGUA SANITARIA (na mesma proporçao) ou AMONIA QUARTENARIA, seguindo a orientação do fabricante. depois a colocamos para secar e esta pronta para usar novamente.
Abraços
Fabrício diz
Olá Lazzaro,
Muito obrigado por compartilhar sua recomendação para a limpeza da tábua de corte e por participar de nosso grupo! É uma honra tê-lo entre nós. 🙂
Abraços,
Fabrício
Ana Maria diz
Muito obrigada pelas dicas ,att.ana maria
Fabrício diz
Que bom que gostou destas dicas de higienização da tábua de cozinha, Ana!
Abraços,
Fabrício
Hélio diz
Coloca a Tábua em uma bandeja maior que ela e coloco um peso para não boiar e encho de água sanitária pura até deixar a tábua totalmente mergulhada e espero por algumas horas. Costuma ficar limpinho mas tem que fazer a operação com luva e com o máximo de cuidado para não pingar na roupa. É bom sempre estar de óculos de proteção para não respingar cândida nos olhos.
Fabrício diz
Olá Hélio,
Muito obrigado pela contribuição! Acho que a técnica deve funcionar bem para a limpeza, mas fiquei com a impressão de que requer muitos cuidados e, por isso, penso se não seria recomendável diluir a água sanitária.
Abraços,
Fabrício
Nicolau diz
Olá Fabrício
Faço exatamente igual, com a diferença que não dissolvo nada.
Deixo a tábua por último, coloco ela dentro da pia, jogo água sanitária pura em cima, aguardo uns minutos, jogo bastante água da torneira e depois lavo com detergente.
Água sanitária só dissolvo quando é para limpar as verduras.
Se a tábua fica um pouco amarelada, acredito que bicarbonato com vinagre vai clarear.
Nicolau
Fabrício diz
Olá Nicolau!
É curioso, mas você é a segunda pessoa que me fala que não dilui a água sanitária. 🙂
Muito obrigado pela sua contribuição!
Abraços,
Fabrício
Fabrício diz
O amigo Alberto Adamastor contribuiu com as seguintes dicas:
Olá Fabrício-さん:
A limpeza da tábua de corte de plástico, por intuição, eu coloco um pouco de água sanitária sobre ela e escorro um pouquinho de água da torneira e, depois de uns minutos eu a enxaguo e deixo secar. A minha tábua fica quase que branquinha esfregando com “bom-bril” Eco.
Quanto à tábua de corte de madeira, eu sigo as instruções do fabricante, espalhando com papel toalha um fio de óleo por toda a superfície dela. Uso-a e, em seguida, lavo com uma esponja com detergente, enxaguo e penduro. O fabricante recomenda não guardá-la em gaveta, armário ou geladeira, deixando-a em local ventilado.
Um abraço,
Alberto