Olá,
Tudo bem? Será que o Masterchef Brasil 2015 deixou saudades para você? Talvez você seja do grupo que detesta reality show, mas é fato que o programa trazia alguns ensinamentos bacanas.
Numa das chamadas para o programa, o sushi chef Fabio Takao do Aze Sushi dá boas dicas para comprar salmão fresco (próprio para sashimi e sushi), principalmente na hora de comprar o salmão já filetado (que é o mais comum).
Na verdade, são dicas que servem para comprar qualquer tipo de peixe. Para mim, já valeu porque desconhecia a informação da “babinha” sobre a pele. 🙂
Aqui vai uma transcrição livre:
- Apertar e sentir a consistência. Não pode estar muito mole, tem que estar firme. Ao ser apertada, a carne tem que voltar.
- Observar o olho do peixe: tem que estar bem saliente.
- As guelras devem estar sempre bem vermelhinhas. Se estiverem opacas, o peixe não está fresco.
- O brilho das escamas é essencial. Elas devem estar bem uniformes, sem soltar com facilidade.
- A “babinha” sobre a pele, o muco protetor do peixe, indica que ele está bem fresco também.
- No caso de salmão já aberto, verificar a coloração dele: tem que estar uma cor laranja bem viva.
- O peixe não pode ter um cheiro forte. Tem que ter um cheiro suave, de maresia.
Espero que você tenha aproveitado também! Deseja compartilhar alguma dica? Envie seu comentário.
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS1: a indicação do vídeo foi uma dica de Gourmet-san, site especializado em análises de restaurantes japoneses. Veja como foi a última visita de Gourmet-san ao Aze Sushi!
PS2: veja outras dicas e técnicas para comprar peixe fresco para sushi e sashimi.
PS3: você já viu este e-book grátis, do Professor Hiro Ozono? 5 Passos para Fazer Sushi em Casa. É um Guia Prático para Fazer Sushi em Casa, com receitas passo-a-passo, simples e fáceis.
Iran diz
Oi, Fabrício!
Boas dicas! Valeu!
Abraços,
Iran
Fabrício diz
Que bom que gostou desta dica para salmão fresco, Iran!
Abraços,
Fabrício
Rosivane diz
Adorei as dicas. Obrigada
Fabrício diz
Olá Rosivane,
Que bom que gostou destas orientações para saber se o peixe está fresco!
Abraços,
Fabrício
Yolanda diz
Boa noite Fabrício! Ótimas dicas.
Só uma duvida, aqui em Guaratinguetá eu não consigo comprar salmão fresco, trago de SP. posso congelar uma parte e comer como sashimi daqui uma semana? Obrigada.
Fabrício diz
Olá Yolanda,
Que bom que gostou destas dicas para comprar peixe fresco. Olha, eu não sou nutricionista nem especialista em conservação de alimentos, então, por isso, evito passar orientações desse tipo.
Mas eu posso dizer o que eu faria se eu vivesse nesse contexto. Primeiro, eu tentaria ter certeza de que o peixe não foi congelado antes, porque isto significaria que seu eu congelasse de novo seria um recongelamento. Isso eu sei que não pode ser feito.
Depois, eu me certificaria de que o salmão estivesse bem refrigerado, sem chegar à temperatura ambiente antes de ser congelado, que estivesse bem limpo e embalado com filme plástico para evitar contato com o ar, que passasse por um congelamento o mais rápido possível (por exemplo, encostando na parede de gelo do congelador/freezer) e que não tivesse sido descongelado antes do consumo (por exemplo, falta de luz).
Na hora de comer, eu cheiraria bem para ver se está com algum cheiro diferente. E só então comeria.
Reforçando, isso é o que eu faria em último caso (sempre tentaria comer fresco, mesmo), mas não sei se é uma prática recomendada, ou não, tudo bem? Eu nunca fiz, porque felizmente consigo encontrar peixe fresco aqui no Rio de Janeiro. 🙂
Abraços,
Fabrício
Rita diz
Olá Fabrício !!!
Pra variar, vc trás mais experiência pra eu adquirir, adoro isso, boa essa do muco!!!
Obrigada!!!
Fabrício diz
Olá Rita,
Que bom que gostou desta dica para peixe fresco. Eu também achei legal o lance do muco, pois não conhecia. 🙂
Abraços,
Fabrício
Rogerio diz
Obrigado!
Fabrício diz
Olá Rogerio,
Eu que agradeço por você fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Receita Diária diz
Ótima dica. Me ajudou muito. Obrigada!
Mi diz
Muito boa a dica. Adorei
Gabriel Linhafina Sigartes diz
Fora tudo isso, eu aprendi que a barriga do salmão por dentro, tem que ter um cheirinho de melancia..pode procurar testar, você vai ver que esse cheirinho de marisia é só por fora, dentro dele tem que ter cheirinho de melancia. Aprendi assim quando era ajudante de sushiman, com um bom professor.
Fabrício diz
Olá Gabriel, muito obrigado pela contribuição! Dificilmente eu compro salmão inteiro, mas na próxima vez que acontecer, com certeza vou verificar. Um abraço, Fabrício.
Murillo Pinheiro diz
Boa noite, Fabrício!
Sou do rio e estou procurando algum bom lugar pra comprar salmão fresco, de preferência filé porque quero fazer sushi e sashimi. Tem dicas de onde posso achar?
Adorei as dicas!!
Fabrício diz
Olá Murillo,
Muito obrigado pelo comentário. Olha, no Grajaú, tem um feirante chamado Arnaldo, que costuma vender peixes bem frescos. Ele trabalha no Grajaú às 6as, no Andaraí aos domingos e em Jacarepaguá às 4as.
Agora, se você está com disposição, até mesmo para uma “turistada”, vale ir ao Mercado São Pedro, em Niterói, de manhã bem cedo (chegar até umas 7h).
Sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício