Estava vasculhando alguns livros de culinária que tenho e encontrei o título “Os Melhores Pratos Japoneses”, da editora JBC.
O livro tem várias receitas interessantes e uma das minhas preferidas é a do molho teriyaki. Ela é bem simples e funciona direitinho, dando um toque japonês a qualquer refeição.
Uma coisa curiosa na receita do livro é que, de acordo com a carne do prato (peixe, carne bovina ou frango), as proporções e até mesmo os ingredientes do molho são diferentes. Isso mesmo: ingredientes diferentes!
Confesso que até hoje não parei para entender o motivo disso, mas posso garantir que funciona muito bem. Se você souber o porquê, escreva nos comentários abaixo.
Vamos às receitas (todas para 500g de peixe, carne ou frango):
Molho de Teriyaki para Peixe:
- 1/4 de xícara de shoyu
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/4 de xícara de mirin
- 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
Misture os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente até que o molho engrosse, reduzindo em aproximadamente 20% de volume.
Faça filés de peixe grelhados. Com eles prontos e ainda na frigideira, abaixe o fogo e pincele o molho. Quando começar a secar, pincele novamente. Repita umas 2 ou 3 vezes, até o filé ficar brilhoso.
Molho de Teriyaki para Carne:
- 1/4 de xícara de shoyu
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de saquê
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
Misture os ingredientes e deixe os bifes marinando por 30 minutos de cada lado. Faça os bifes normalmente.
Molho de Teriyaki para Frango:
- 2/3 de xícara de shoyu
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de mirin
- 1 colher de sopa de saquê
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
Misture os ingredientes e deixe o frango marinar por 20 minutos de cada lado. Faça o frango grelhado normalmente.
Quando ficar pronto, limpe a gordura da frigideira e despeje o molho de teriyaki da marinada. Em fogo baixo, deixe ferver e engrossar, reduzindo em aproximadamente 20% de volume.
Coloque o frango. Vire algumas vezes em fogo baixo, até ficar brilhoso.
Sei que muita gente vai me perguntar onde comprar o livro. Cheguei a vendê-lo na loja do site, mas hoje ele está esgotado sem previsão de reimpressão pela editora.
O que achou da receita? Fique à vontade para deixar seus comentários mais abaixo.
Obrigado por fazer parte de nossa comunidade!
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS: vou confessar uma outra coisa com todo o respeito, sem a mínima ironia, aos tradicionalistas e ao Marcos Bassi (que nos deixou muito antes do que deveria)… já fiz contra-filé ao molho teriyaki num churrasco. Foi um sucesso!
Veja também:
- O que é mirin?
- Receita de “Sushi” Hot Roll Philadelphia
- Receita de Conserva de Gengibre (Gari)
- Receitas de Yakisoba: o seu Guia Definitivo
Maria Oliveira diz
Olá tudo bem ?
Adoramos essa receita de molho teriaki.
Eu fiz em casa essa receita molho teriaki para carne, minha família adoraram.
Parabéns .
Um grande abraço.
Obrigada.
Maria.
Fabrício diz
Que ótimo, Maria! Agradeço pela sua presença em nossa comunidade!
Rogerio diz
Boa tarde!
O Molho Teriyaki para carme bovina quando diz saque, é o seco ou o mirin?
Obg e parabens pelo site
Fabrício diz
Olá Rogerio,
Tudo bem? Muito obrigado por compartilhar sua dúvida e por participar de nosso grupo! É o saquê seco mesmo. Quando é o adocicado, escrevo mirin. 🙂
Abraços,
Fabrício
Lilian diz
Eu amo receber as receitas, vou fazer esta receita para este final de semana.
Uma dúvida, este molho é o mesmo Yakitori?
Obrigada
Fabrício diz
Olá Lilian, sim, você pode usar o mesmo molho. No caso do Yakitori, como os pedaços de frango são bem menores, deixe menos tempo marinando. Abraços e sucesso com a receita!
Eduardo diz
Boa noite! Eu quero lhe parabenizar pela sua iniciativa em nos pássaro essa recita obrigado ! Eu gostaria de fazer uma quantidade maio para meu restaurante usando 20 litros de shoyu. Poderia me ajudar ?
Obrigado pela sua atenção
Fabrício diz
Caro Eduardo, eu nunca fiz uma quantidade tão grande assim e não sei se há alteração nas proporções. Fazendo uma conta direta, basta você multiplicar todos os ingredientes por 333 (teriyaki para carne ou frango), ou por 125 (teriyaki para peixe). Esta tabela de conversão de medida deve ajudar você também: http://www.receitasetemperos.com.br/conversor-de-medidas
Fiquei assustando com a quantidade… talvez seja recomendável você fazer menos, provar o tempero para ver se a proporção é essa mesmo.
Desculpe-me pela demora no retorno, mas houve algum problema na notificação e só hoje vi que havia seu comentário no site. Obrigado por participar de nossa comunidade!
Gutierry Costa diz
Eduardo, onde trabalho nós fazemos essa quantidade do mesmo molho, mas com algumas alterações nos ingredientes, porém o sabor fica igualmente ótimo.
Usamos 8 litros de shoyu, 10 litros de saquê culinário, 20 kg de açúcar e algumas frutas para agregar sabor(abacaxi e manga ficam perfeitos) e, eu particularmente, gosto acrescentar também umas 3 ou 4 cebolas cortadas ao meio.
Você deixa o molho cozinhando ao fogo médio durante aproximadamente 4 horas e tira uma prova para ver se reduziu bem, estando a ponto de fio pode tirar do fogo e esperar esfriar.
Espero ter ajudado com a dica.
Lembrando que, o molho deve ser mexido até todo o açúcar diluir bem.
Fabrício diz
Olá Gutierry, muito obrigado pela contribuição! Vou divulgar seu comentário para a lista e queria enviar junto um link para a página do seu trabalho e/ou uma página pessoal sua. Por favor, me passa? Obrigado, novamente! Abraços!
Crisanto Júnior diz
Eu consegui um exemplar desse livro na livraria saraiva do shopping recife ainda tinha mais uns exemplares lá.
Fabrício diz
Muito obrigado por avisar, Crisanto! Compartilhei com nossa comunidade. Abraços!
Thais Christinny diz
Adorei o site e as receitas… Voltarei aqui mais vezes!
Fabrício diz
Que bom, Thais! Bom ter você conosco!!
Paulo diz
Fabrício, me tira uma dúvida. Para cada receita do molho usa-se que quantidade de peixe, carne e frango, respectivamente?
Agradeço a atenção!
Fabrício diz
Olá Paulo,
Todas as receitas são para aproximadamente 500g de peixe, carne ou frango.
Obrigado por fazer parte de nossa comunidade!
Abraços,
Fabrício
Wesley Sarto diz
Adorei a receita!
Certamente vou fazer para incrementar um prato que estou planejando!
Fabrício diz
Legal, Wesley! Sucesso com seu prato e obrigado por fazer parte de nossa comunidade. Abraços!
Rosa Maria diz
o que é mirin?????
Fabrício diz
Olá Rosa,
Obrigado pelo contato. Mirin é um saquê adocicado, próprio para culinária, que você encontra em lojas de produtos japoneses. Veja alguns exemplos de imagens de mirin.
Abraços!
Fabrício
Lucia diz
Não sei o que é mirin. Onde encontrar?
Fabrício diz
Olá Lucia,
Olá Rosa,
Obrigado pelo contato. Mirin é aquele saquê adocicado, feito para culinária japonesa, que você encontra em lojas de produtos japoneses. Aqui alguns exemplos de imagens de mirin. Sucesso com a cozinha japonesa!
Abraços!
Fabrício
Rebeca diz
Boa tarde Fabricio,
Tem sido de grande ajuda todas as receitas que me tem enviado, não sou aquela maravilha na cozinha rsrsrsrsrsrsrsrs………. mas entretanto consigo me virar muito bem!!!! Quem sabe quando abrir meu restaurante eu comece a fazer noites temáticas!
Rebeca
Fabrício diz
Olá Rebeca,
Que bom que tem gostado das receitas japonesas! É tudo uma questão de prática, você vai ver só… Eu não sou profissional da área, mas, se você precisar de uma consultoria especializada para restaurantes japoneses, tenho boas indicações a fazer.
Sucesso para você!
Abraços,
Fabrício
Beto diz
legal…
Fabrício diz
Olá Beto,
Que bom que gostou destas receitas de molho teriyaki. Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Yassunichi diz
ola fabricio estou amando suas receitas e dicas da culinaria japonesa esse molho teryaki é maravilhoso ,e aproveitando gostaria de saber como se faz um mandyu,minha mae ama e a sogra dela fazia mas ela não aprendeu ,obrigada e DEUS te abençoe pelo carinho abs!
Fabrício diz
Olá Yassunichi,
Tudo bem? Que bom que gostou desta receita de teriyaki. Olha, encontrei 3 receitas do manju doce… São para o tipo assado e cozido. Eu nunca fiz nenhuma delas, mas, me pareceram bem certinhas. Se eu fosse experimentar, começaria pela primeira da lista.
http://wwwcoisassimples.blogspot.com.br/2007/09/fukashi-manju.html
http://www.sashimisecret.com/2008/05/yaki-manjyu-bolinho-assado-doce-japones-com-recheio-de-feijao/
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=525
Quando você fizer, se quiser me mandar umas fotos, será ótimo! Sucesso com a culinária japonesa!
ᐧ
Abraços,
Fabrício
Suely diz
Oi Fabricio
Adoro o teu site e todos os comentarios , por enquanto ainda não fiz o molho, mas assim que fizer vou postar
Obrigada
Abs
Suely
Fabrício diz
Olá Suely,
Que bom ter você em nosso grupo! Estas receitas de molho teriyaki são muito boas. Normalmente, todo mundo gosta. Sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Paulo diz
Obrigado, Fabricio.
Experimentarei no próximo final de semana.
Abraço,
Paulo
Fabrício diz
Olá Paulo,
Que bom que gostou desta receita de teriyaki. Experimenta, sim! Vale a pena. Fica gostoso e o molho teriyaki é muito bonito. Adianto algumas fotos de uma futura receita, em que fiz um contrafilé num estilo rosbife com molho teriyaki. Fica bonito, né?
Obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Francine diz
E seu eu não quiser colocar o saquê, tem problemas? Tinha pensando em misturar parte e um com outro que vi que usa frutas, mas queria tirar o saquê (é a primeira vez que faço comida japonesa, estou aprendendo) ADOREI O SITE…tudo que eu estava procurando para aprender melhor, e adorei que recebo coisas por e-mail.
Fabrício diz
Oi Francine,
Seja bem-vinda ao nosso grupo! Olha, se a sua preocupação com o saquê no molho teriyaki é por causa do álcool, ele evapora quando o molho é levado ao fogo, tudo bem? E ele também é importante para marinar as carnes. Então, acho que eu não substituiria, não… Eu nunca experimentei com frutas, não sei o resultado. Mas deste jeito aqui fica bem gostoso, pode confiar. 🙂
Abraços,
Fabrício
Francine diz
Obrigada Fabricio!!!! 🙂
Marina diz
Bom dia, obrigada pela receitas.
Fabrício diz
Olá Marina,
Que bom que gostou desta receita de teriyaki! Muito obrigado por você fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Carmem diz
ObrigadaFabrício. Por enquanto estou engatinhando na culinária japonesa, mas assim que tiver alguma receita nova, com certeza, repasso para vocês.
Carmem
Fabrício diz
Sucesso com a culinária japonesa, Carmem!
Abraços,
Fabrício
Sergio diz
BOA NOITE
FABRICIO
MUITO OBRIGADODO FUNDO DO MEU CORAÇÃO ONTEM E HOJE EU FIZ O MOLHO DE TERIYAKI DE FRANGO E DE PEIXE MINHA FAMILIA ADOROU VOU CONTINUAR FAZENDO CADA VEZ MAIS AMANHÃ VOU FAZER PARA A MINHA MÃE TENHOP CERTEZA ELA VAI ADORAR- MAIS UMA VEZ OBRIGADO
Fabrício diz
Olá Sergio,
Muito obrigado pelas palavras! Fico muito feliz que tenha gostado destas receitas de molho teriyaki. Desejo-lhe cada vez mais sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Leonilda diz
Amei as receita de molho… vou fazer
bjs..
Fabrício diz
Olá Leonilda,
Que bom que gostou desta receita de molho teriyaki. Faz sim, fica ótimo!
Abraços,
Fabrício
Raquel Rodrigues diz
Olá! Tudo bem?
Gostaria de saber se posso substituir o chá de açúcar por açúcar mascavo?
Obrigada pela atenção e parabéns pelo site.
Fabrício diz
Olá Raquel,
Obrigado por enviar sua dúvida. Olha, nunca fiz essa substituição. Fiz uma pesquisa e os resultados apresento nesta matéria sobre trocar açúcar refinado por açúcar mascavo no molho teriyaki. Espero que você goste!
Aproveitei para compartilhar com os assinantes de nosso boletim também. Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Mariana diz
Adorei as receitas
Fabrício diz
Que bom que gostou desta receita de molho teriyaki, Mariana! E muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Isaura diz
Muito obrigada de mandar a receitas pra mim
Fabrício diz
Olá Isaura,
Que bom que gostou desta receita de molho teriyaki (ou molho tarê). Muito obrigado por fazer parte de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Eduardo diz
Olá Fabrício, Eduardo aqui.
Abri essa receita de teriyaki e decidi tentar hoje. Fiz uma única modificação, coloquei uma pimenta dedo de moça porque gosto muito, e o gosto ficou muito bom. Obrigado pela dica.
Eduardo
Fabrício diz
Caro Eduardo,
Muito obrigado por compartilhar sua experiência e por fazer parte de nosso grupo! Também fiquei com vontade de experimentar esse molho teriyaki com a pimenta dedo de moça. Deve ter ficado realmente bom! 🙂
Abraços,
Fabrício
Alessandra Spanamberg diz
Farei com cubos de carne!!!
Fabrício diz
Legal, Alessandra! Se você se interessar, também pode se inscrever para receber receitas japonesas para fazer em casa por e-mail.
Abraços e sucesso com a culinária japonesa!
Fabrício
David diz
Olá Fabrício, me desculpe mas o que é o tal mirin da receita? Desculpe mas acho que muitos também não devem saber…
Fabrício diz
Olá David,
Muito obrigado por perguntar! Com certeza, sua dúvida pode ser a de muitas pessoas. Resolvi criar um pequeno post falando sobre mirin. Espero que você goste!
Abraços,
Fabrício
WILSON DE QUEIROZ CARDOSO diz
Parabéns pela iniciativa de nos manter informados com as formidáveis receitas. Por oportuno, não poderia esquecer de pedir-lhe a tal receita do churrasco do contra-filé ao molho teriyaki.
Finalmente, ao tempo em que agradeço a atenção que nos tem dispensado, desejo-lhe um sucesso
crescente e um “FELIZ NATAL”.
Fabrício diz
Olá Wilson,
Tudo bem? Obrigado por participar de nosso grupo! Olha, o contra-filé de churrasco eu apenas deixei marinando no molho teriyaki para carne num saquinho por 30 minutos as postas de contra-filé e depois grelhei. Sempre sigo as orientações do Marcos Bassi.
O rosbife foi a mesma coisa, só que cortei as postas em formato mais regular e selei rapidamente os lados em fogo alto. Aí o próprio molho que usei para marinar eu reduzi no fogo e apliquei no final. Preciso mesmo fazer um post com essa receita para ficar mais claro, né?
Muito obrigado por participar de nosso grupo. Desejo udo de bom para você e sua família neste Natal e Ano Novo!
Abraços,
Fabrício
Lizabeth diz
Esse é o molho Teriyaki que tem em restaurantes japoneses ?
Achei uma receita uma vez, fui tentar fazer, e ficou salgado…
Fabrício diz
Exatamente, Lizabeth! Esta receita de molho teriyaki costuma agradar a todos, em geral… sugiro fazer com shoyu light, que é menos salgado. Vale prestar atenção em relação às variações da receita conforme o tipo de carne, tudo bem?
Abraços,
Fabrício
Rochelle diz
Bom dia Fabrício, moro em uma cidade pequena e não encontro saquê ou mirim por aqui. Poderia substituir por outra bebida? Qual vc indicaria?
Obrigada.
Fabrício diz
Olá Rochelle,
Tudo bem? Obrigado por participar de nosso grupo!
Olha, a melhor opção seria você experimentar uma compra numa loja virtual. Se você puder juntar com outros itens, consegue diluir o frete e acaba compensando. Recomendo a loja Konbini, que tem tanto o mirin, quanto o saquê culinário.
Se for tentar uma substituição, fiz uma matéria falando sobre um substituto do mirin. Já sobre a substituição do saquê, realmente não sei… Em último caso, acho que tentaria um vinho branco.
Uma última dica: se for usar as substituições, faz bem pouquinho do molho, experimenta e, se gostar, só então faz mais. Assim, você minimiza o risco de perder ingredientes.
Sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Datiane Everling diz
O açúcar pode ser o mascavo ou tem que ser o branco?
Fabrício diz
Olá Datiane,
Tudo bem? O açúcar pode ser o mascavo! Como essa é uma dúvida comum, fiz uma matéria explicando essa substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo no molho teriyaki. Também fiz outra recentemente falando sobre o uso de adoçante ao invés de açúcar refinado no sunomono.
Se você se interessar, basta se cadastrar gratuitamente em nosso boletim para receber receitas de comida japonesa por email. 🙂
Abraços,
Fabrício
André diz
Boa tarde Fabricio estou curtindo muito as receitas so um cozinheiro de primeira viagem na culinaria japonesa .Estou com uma duvida oque e mirin onde encontro para comprar
Atenciosamente André
Fabrício diz
Olá André,
Que bom contar com sua participação aqui! Olha, sua dúvida é bastante comum e fiz uma pequena matéria explicando o que é mirin. Lá também indico onde você pode comprar o mirin, tudo bem?
Sucesso com a culinária japonesa!
Abraços,
Fabrício
Paula diz
Adorei essas receitas…. Com certeza irei testar….
Parabéns!!!!
Fabrício diz
Que bom que gostou destas receitas de molho teriyaki, Paula!
Abraços,
Fabrício
Fabricia diz
Bom dia Fabricio eu queria saber os molho agridoce , molho laranja pra fazer frango laranja , como fazer o molho o mix que é o shoyu puro so que o shoyu não é aquele molho de mercado ele já vem pronto só que vc compra ele puro pra prepara ele pra usa nos prato . Muito obrigado eu espero a sua resposta . É por que eu trabalho na cozinha chaponesa e queria saber ser esta serto o molho . Muito obrigado por tudo
Fabrício diz
Olá Fabricia,
Muito obrigado pelo seu comentário! Olha, infelizmente, não conheço esses molhos que você falou. Dei uma pesquisada e o mais próximo que encontrei foi esta receita de carne de porco com laranja, shoyu e mel. Será que poderia ser usada com carne de frango? Gosto muito desse canal e as receitas que já fiz dele ficaram ótimas!
Espero que ajude. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Sheila diz
Olá Fabrício,
A variação do molho teriyaki se dá dependendo do prato ao qual será utilizado. Se você for ver as receitas de molhos orientais no geral todos eles tem a mesma base; sake e/ou mirin, açúcar, dashi e shoyu.
Daí acrescenta-se gengibre, molho de ostra… E por aí vai. Os molhos tarê, para tonkatsu, okonomyaki, yakissoba e takoyaki tem todos essa mesma base… (Os molhos que lembrei rs) que são variantes do teriyaki.
Ps. Não sou especialista no assunto viu… essas informações são baseadas no conhecimento que adquiri através de vídeos, blogs, conversando com pessoas que moraram no Japão, etc…
Espero ter ajudado!
Muito obrigada Fabrício! Até a próxima!
Fabrício diz
Muito obrigado pela contribuição e participação, Sheila!
Um abraço,
Fabrício
Anatalicio diz
Alo fabricio! Ainda bem que a gente tem pessoas como voce que tem interesse em espalhar a magia do segredo da culinaria oriental. Gostaria que me envisse receita frango agridoce que acabei perdendo. E possivel? Muito obrigado.
Quero te preguntar qual e a tigela media em ml do soba para uma pessoa? Considerando a media de 300g por pessoa em churrasco. Por favor essa resposta e muito importante para mim.
Fabrício diz
Olá Anatalicio,
Tudo bem? Muito obrigado pelo contato!
Olha, eu não tenho uma receita específica de frango agridoce… mas fiz uma pesquisa e esta receita aqui do Tastemade Brasil me pareceu bem gostosa! Acho que vale experimentá-la. 🙂
Já sobre a quantidade em ml de molho para soba de 1 pessoa, é uma boa pergunta, rs! Normalmente, dá mais ou menos 1/3 da tigela, então, acho que estimaria em torno de 100ml. Eu até pesquisei por uma medida mais exata, mas não encontrei, me desculpe.
Grande abraço!
Fabrício
Maki diz
Que franguinho com cara boa! Vou ter de tentar fazer qualquer dia desses! 😀 Obrigada, Fabrício!
Fabrício diz
Obrigado pela participação, Maki! Um abraço, Fabrício.
Maki diz
Fiz e ficou lindo! Obrigadão 😀
Fabrício diz
Que ótimo, Maki!
Um abraço,
Fabrício
adriana silva diz
fiz a receita do molho mas ficou muito salgado, é o shoyo?
Fabrício diz
Olá Adriana,
Tudo bem? Obrigado pelo contato. Olha, eu não gosto muito de comida salgada e fiz este molho teriyaki diversas vezes e sempre achei que o sal estava na medida certa… será que não houve algum equívoco em alguma medida quando preparou?
Um abraço,
Fabrício
Edmundo diz
Parabéns Fabricio, ótima receita. A de peixe eu sempre usei essa com as mesmas quantidades, porém já tive problema com algumas marcas de shoyo, acabou saindo mais salgado do que o esperado, olhe que eu tenho um copo com medidas… mas de antemão, excelente receita, vou testar a dica do contra-filé esse fim de semana, abraço.
Fabrício diz
Olá Edmundo, muito obrigado pela participação e comentário. Que coincidência, outro dia uma pessoa me falou que uma destas receitas ficou salgada. Provavelmente é a marca de shoyu mesmo. Eu fiz todas elas e ficaram boas para o meu paladar. E olha que não gosto de comida salgada… O contra filé fica bem gostoso! 😀 Grande abraço!
Flavio Massahiro Kameda diz
Olá Fabricio!
Vou experimentar! Parece uma receita maravilhosa!
Muito importante transmitir o conhecimento! isto faz disseminar cada vez mais nossa culinária!
Comecei a procurar uma receita, pois “um amigo” recusou a passar a receita que costuma fazer!
Gostei de mais do seu blog! Parabéns!!
Fabrício diz
Olá Flavio,
Que bom que gostou desta receita de teriyaki. Olha, pode fazer com segurança, porque ninguém nunca disse que não gostou destas receitas. Será que foi por educação, rs? Falando sério, espero que você goste. Acho importante compartilhar conhecimento, sim. Claro que se eu fosse um cozinheiro profissional, talvez tivesse que preservar agluns diferenciais. Como não é o meu caso, compartilho com muito prazer.
Também vale deixar claro que não são receitas de culinária profissional, tudo bem? O objetivo é permitir que você usufrua da cozinha japonesa em casa.
Um abraço!
Fabrício
Aline Priscila Rodrigues Silva diz
humm… parece ser muito bom!!!! vou experimentar…..
Fabrício diz
Olá Aline,
Muito obrigado pelo comentário e participação! Olha, todas as pessoas que já experimentaram o molho que fiz com esta receita gostaram bastante. Vale tentar, sim. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Edith diz
Olá Fabrício!
Sou filha de japonesa com italiano e só nos últimos 10 anos comecei a gostar da culinária japonesa. Aliás, os meus filhos adoram e meus netinhos amam.
Obgda pelas receitas. Vou tentar fazer.
Abs
Fabrício diz
Olá Edith, que legal que se interessou pela culinária japonesa. Estas receitas de teriyaki são ótimas para começar a fazer. Sucesso com a cozinha japonesa em casa! Abraços, Fabrício
marcia diz
nossa!
tenho aprendido muito atraves do vcs. Obrigada
Fabrício diz
Olá Marcia,
Muito obrigado pelo comentário e por nos acompanhar por aqui. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Sal diz
Na receita do molho para frango, o “mirim” não é o mesmo que saquê?
O açúcar pode ser o demerara orgânico ou melado?
Fabrício diz
Olá Sal,
O mirin é um saquê adocicado, próprio para preparações da culinária japonesa. Existe uma matéria no site que fala sobre o que é mirin.
No molho teriyaki, acho que você pode usar açúcar demerara orgânico, açúcar mascavo ou até mesmo adoçante. Já publiquei algumas outras receitas com açúcar orgânico e adoçante, e ficaram ótimas.
Também já pesquisei artigos que indicavam que poderia ser usado açúcar mascavo no molho teriyaki.
Com relação ao melado, essa substituição eu nunca fiz. Se você fizer, por favor, compartilha conosco suas impressões, tudo bem?
Muito obrigado e um abraço,
Fabrício
Jaqueline diz
Obrigado por compartilhar conosco essa receita! Fiz com frango e ficou divino!!
Já fi outras receitas aqui do site tbm, e sempre estão aprovadissimas!! Parabéns!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Jaqueline!
Ótimo saber que você tem experimentado as receitas. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Amália Carmelita diz
Obrigado pela receita. Vou experimentar este final de semana. Adoro comida japonesa e estou muito feliz por vc está compartilhando conosco estas maravilhas.
Abs
ADEMIR ANTONIO GHIGGI diz
eu e o meu filho adoramos este molho teriyaki
Sandro diz
Muito boa as dicas. Parabéns pelo empenho em sempre estar atualizando e orientanto na confecção de pratos da culinaria mais apreciada no mundo.
ROBERTO DORADOR diz
FIZ ONTEM O MOLHO TERIYAKI PARA CARNE ! FICOU ÓTIMO ! OBRIGADO !
Nuno Silvestre diz
Muito interessante estas variações no molho teriyaki. Ao procurar sites para este molho encontrei este site e fiquei fã. Experimentei a receita para salmão e ficou muito bom. Sem querer fazer publicidade e porque não percebo muito das marcas japonesas, o que tenho disponível em Portugal é sobretudo Kikkoman. Esta marca é conceituada? Quanto ao mirin deve-se comprar o que diz Hon-Mirin (menos alcool pelo que entendi) ? Obrigado pelo site
Fabrício diz
Olá Nuno,
Muito obrigado pelo comentário! A marca Kikkoman, aqui no Brasil, é importada e remete mais ao sabor do shoyu japonês, mais suave. Particularmente, gosto bastante.
Já esse tipo “hon-mirin”, esse eu não conheço… Suspeito que seja, numa tradução livre, “mirin autêntico”.
Existe uma diferença entre mirin (saquê adocicado) e kirin (saquê não-adocicado); ambos, para uso culinário.
Sucesso com a cozinha japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Elaine Regina Camargo Ferreira diz
Olá Fabrício, tudo bem? Gostaria de agradecer sua informações sobre a culinária oriental. Agradecer as novidades,e dizer que estou muito empolgada com as surpresas orientais. Acho que este final de semana farei tanto o bolinho quanto o molo Teryaki.
[email protected] diz
Ótima receita
Sonia Delly diz
Muito bom o molho teriaki para peixe ,mas se eu quizer fazer em maior quantidade o que fazer?
Fabrício diz
Olá Sonia, é só fazer uma proporção multiplicando cada unidade de acordo com o peso de referência. A receita é para 0,5kg de peixe. Se você tiver 5kg de peixe, então, teria que multiplicar todos os ingredientes por 10. Sucesso com a receita!
Um abraço,
Fabrício
Simone Mendieta diz
Olá Fabrício!
Pergunto: na receita da conserva de gengibre, Gari, posso usar o Mirin, ou tem que ser um vinagre de arroz não adocicado.
Muito obrigada!
Um abraço
Simone
Fabrício diz
Olá Simone, nesta receita que uso o ingrediente realmente é o vinagre de arroz. Se tiver dificuldade em encontrar, pode substituir pelo chamado “tempero para sushi”, que é vendido até nos grandes supermercados. Sucesso com a culinária japonesa! Um abraço!
Daniel Dantas diz
Fabrício, onde encontro mirin? o Saquê é o de cozinha mesmo?
Fabrício diz
Olá Daniel, você encontra nas lojas de produtos japoneses pelo Brasil.
http://cozinhajaponesa.com.br/onde-voce-compra-produtos-japoneses-utensilios-e-ingredientes-japoneses/1293/
Se quiser uma loja virtual, recomendo a Konbini: http://www.konbini.com.br/?acc=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&utm_source=SiteCozinhaJaponesa&utm_medium=Email&utm_campaign=Afiliado
O saquê é de cozinha, sim (kirin). Sucesso com a culinária japonesa!
Um abraço!
Juliana diz
Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida.
Depois de fazer o teriaky, quanto tempo ele dura?
Só para o mesmo dia?
Fabrício diz
Olá Juliana, já deixei guardado na geladeira por umas duas semanas e conservou bem. Obrigado pelo comentário e participação. Um abraço!
antonia diz
maravilha…hummm
Fabrício diz
Que bom que gostou da receita de teriyaki, Antonia! Muito obrigado pelo comentário!
Abraços,
Fabrício
Rosalia diz
Um parece uma delícia!
Fabrício diz
Que bom que gostou da receita de teriyaki, Rosalia!
Um abraço,
Fabrício
anderson Machado diz
Adorei a receita , funciona mesmo e o melhor nos permiti diversificar na culinária seja Japonesa ou brasileira veja ai o tempero do churrasco que venha os Gaúchos .
Fabrício diz
Olá Anderson,
Muito obrigado pelo comentário! Que bom que gostou desta receita de teriyaki. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Wilmer otero diz
Obrigada pelas receitas Serão muito úteis.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Wilmer!
Um abraço,
Fabrício
Ney diz
Muito bom, vou fazer. Pelos ingredientes ficará perfeito.
Fabrício diz
Olá Ney,
Muito obrigado pelo comentário! Depois passa aqui para contar seu resultado, tudo bem?
Um abraço e sucesso com a culinária japonesa em casa!
Fabrício
Nelson Junior diz
Boa tarde.
Eu fiz em casa e o molho ficou um pouco amargo, bem diferente dos que são servidos em restaurantes japoneses.
O que será que eu fiz de errado?
Fabrício diz
Olá Nelson,
Muito obrigado pelo comentário. Talvez você tenha usado um fogo muito alto e deixado queimar o molho, daí vindo o sabor de amargo… tem que ser usado um fogo bem baixo. O tipo de shoyu também pode influenciar. Já vi alguns mais salgados que deixam o molho com um sabor forte demais.
Espero que tenha ajudado e obrigado por fazer parte do nosso grupo!
Um abraço,
Fabrício
sebastiana aparecida furyama diz
obrigada , as receitas são ótimas e deliciosas, mas gostaria de aprender como fazer tsukemono de daikom no missô, Obrigada
Fabrício diz
Olá Sebastiana,
Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. Olha, encontrei esta receita bem bacana de conserva de nabo. Nos comentários do vídeo, o autor Marcos Kim explica que: “Para fazer nabo com missô, basta prensar o nabo com sal como fizemos aqui para desidratá-lo e depois é só encobrir em bastante missô e deixar descansando na geladeira dentro de uma vasilha plástica com tampa. Depois de uma semana, retire a quantidade desejada, lave para retirar o excesso de missô e bom apetite!”
Sucesso com a culinária japonesa em casa!
Um abraço,
Fabrício
Luciano diz
olá,tem como substituir o mirim por outro produto?
Fabrício diz
Olá Luciano,
Obrigado pelo comentário. Você pode experimentar esta substituição para o mirin.
Um abraço,
Fabrício
Misako diz
Adorei esta receita Teriaki. obrigada
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Misako!
Um abraço,
Fabrício
Marina Shizue diz
adorei o molho Teriyaki. Uma delicia!!!
Parabens.
Agradeço.
Marina
Fabrício diz
Olá Marina,
Muito obrigado pelo comentário! Que bom que gostou desta receita de molho para teriyaki 🙂
Um abraço,
Fabrício
Carlos diz
O meu preferido é o molho teryaki para frangos o para peixe fica excelente também o na carne vermelha não gosto muito!! Valeu pelas dicas !! A cozinha japonesa é sensacional!!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário e participação, Carlos!
Um abraço,
Fabrício
Carolina Kamimura diz
Este site é tudo de bom. Já fiz um prato e foi o maior sucesso.
Fabrício diz
Que legal, Carolina! Muito obrigado pelo comentário. Sucesso com a culinária japonesa em casa!
lucia diz
muito boa ideia!!!!!!!!
Fabrício diz
Que bom que gostou, Lúcia! Sucesso com a culinária japonesa em casa!
Rosana Ouki diz
Hummmm.
Este molho Teriaki é maravilhoso.
Obrigada
Fabrício.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Rosana 🙂
José Luiz Alves diz
Olá Fabrício,
Quero agradecer pelas receitas que você tem mandado e, especialmente, pela do Teryaki. Sempre pensei em achar lojas de produtos japoneses aqui no Rio, o que também se tornou fácil aqui pelo site, para comprar o Teryaki que eu consumia nos restaurantes. Agora, com a receita, ainda mais com a sutileza das diferenças para cada tipo de carne, vou à loja sim, mas para adquirir os ingredientes para o meu próprio molho.
Obrigado e um abraço,
José Luiz
Fabrício diz
Olá José, realmente é outra experiência fazer o próprio molho e saborear 🙂
Muito obrigado pelo comentário!
Abraços,
Fabrício
Luciene Cordula Feitosa diz
Excelente as dicas de vocês! adoro o site.
Luciene
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Luciene!
Um abraço,
Fabrício
Pavao diz
Adorei o teriaki!
Fabrício diz
Obrigado pelo comentário!
Dani diz
Oi Fabrício! Estou muito surpresa com o site! Positivamente surpresa! Você descreve vários truques nas receitas…. realmente fazem toda a diferença no resultado final dos pratos. Muito contente em ter feito minha inscrição e estar recebendo os emails. Parabéns pelo cuidado e seriedade do site!
Fabrício diz
Olá Dani,
Muito obrigado pelo comentário e por estar aqui conosco. Fico muito feliz que esteja gostando do conteúdo 🙂
Um abraço,
Fabrício
Thiago diz
Boa Tarde Fabrício! Gostei muito do site e em relação à esta receita fiquei com umas dúvidas.
O molho Teriaki e Tarê são a mesma coisa?
Eu vi receitas de Teriaki que utilizam uma folha de alga hidratada (kombu), qual é a finalidade dessa alga para o molho Teriaki?
Abraços,
Thiago
Fabrício diz
Olá Thiago,
Muito obrigado pelo comentário! A palavra “tarê” significa molho em Japonês. Já “teriyaki”, a rigor, é uma técnica de preparo de alimentos (aprendi isto com o professor Aldo Paladino). No Japão, “tarê” é conhecido como o molho usado para a técnica de “teriyaki”.
A alga kombu é rica em umami e normalmente é usada nos preparos para dar esse sabor ao prato. Veja, por exemplo, esta receita do caldo dashi. Eu não conheço receita de teriyaki que a utilize, mas acredito que a finalidade seja a mesma 🙂
Um abraço,
Fabrício
David Alves diz
Fiz e ficou ótimo, muito obrigado pela receita.
Já fiz diversas receitas aqui do site muito obrigado por tudo.
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, David! Que ótimo saber que está colocando em prática!
Abraços,
Fabrício
JOAO WILSON CAMARGO diz
Bom dia, gostei das receitas dos molhos, parabens e abraços Fabricio, obrigado
Fabrício diz
Muito obrigado, João!
Hellen diz
Estou adorando as receitas. 😍😍
Luciane Marques diz
Adorei as receitas de molho teryiake! Gosto muito de agridoce!
Marina diz
Nossa essa era a receita que buscava no google amei?
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário!
Valmir Pereira da Silva diz
OI pessoal. Com relação ao molho teriyaki gostaria de saber qual a proporção para frango , carne bovina , peixe e carne suina. Acredito que não seja o único a ter esta dúvida.
Fabrício diz
Olá, Valmir! Obrigado pelo comentário. Não entendi bem sua dúvida. O post específica proporções diferentes dos ingredientes se for usar carne bovina, peixe ou frango. Seria isso? Acredito que para carne suína você possa usar a receita da carne de frango.
Abraços!
Gislaine diz
Obrigada pela receita, amo comida japonesa
continuem mandando reiceitas deliciosas
Debora Correa diz
Fiz o teriyaki para peixe neste fim de semana e ficou muito bom! Obrigada por compartilhar a receita!
Takuo Okada diz
Amigo Fabrício
Estava recapitulando os pratos e molhos japoneses e ficou uma dúvida sobre molho tarê e molho teriyaki. O molho tarê podemos considerar como molho mas molho teriyaki não é molho mas sim a forma que o molho tarê é utilizados nos pratos.Porque vejo os molhos teriyaki com derivação do molho tarê e assim sucessivamente.
Porque a palavra teriyaki acho que veio da derivação do modo de uso do molho tarê ficando a ser teriyaki porque o sufixo yaki é a forma de cozimento do prato .
Grato
Takuo Okada
Fabrício diz
Perfeito, Okada-san! Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Um abraço,
Fabrício