Olá,
Tudo bem? Hoje trago para você uma resenha crítica (uma review) do aplicativo de delivery PedidosJá para compartilhar minha visão, como analista de sistemas, do que funciona bem e do que pode ser melhorado.
Neste vídeo, você pode ver uma demonstração do fluxo para realizar um pedido de refeição dentro do aplicativo:
O aplicativo tem um mix de funcionalidades interessantes:
- É possível ordenar os restaurantes por outros critérios (alfabética, por exemplo);
- Você pode compartilhar um restaurante via WhatsApp com seus contatos;
- Para navegar mais rapidamente no cardápio, você pode buscar pelo nome de um prato;
- Você pode escolher o restaurante vendo a distância dele até onde você está por meio de um mapa;
- A busca por nome ajuda você a encontrar um determinado restaurante;
- Você também pode buscar restaurantes informando um endereço, ao invés de sua localização atual;
- Os seus restaurantes favoritos ficam acessíveis rapidamente com a funcionalidade Meus Favoritos;
Agora, um resumo do que achei positivo:
O aplicativo não pediu para fazer login no primeiro uso, ou seja, me deixou livre para experimentá-lo sem ter que preencher um cadastro.
Achei a interface bastante objetiva e clara. Assim que abri o app, ele carregou a lista de restaurantes mais próximos de mim, o que faz sentido, afinal, é um app de delivery.
As avaliações dos usuários, muitas delas bem recentes, ajudam na decisão da escolha do estabelecimento.
Ao selecionar um restaurante, o aplicativo indica se estiver fora do horário normal de funcionamento.
As informações dos pratos são bem completas.
É possível indicar pequenos detalhes de preferência para cada prato (exemplo: substituição de tipos de peixe para um combinado).
Dá para definir uma faixa de horário desejada para a entrega se o restaurante estiver fechado no momento da realização do pedido.
O aplicativo fornece muitas opções de customização do prato, conforme o restaurante. Por exemplo, veja o que é possível definir para um pedido no Subway (e sem a pressão da fila):
Um ponto que achei muito bacana foi a opção Ajuda Online.
Fiz um teste sem combinar nada com o fornecedor do aplicativo e estava com uma expectativa muito baixa, imaginando que fosse simplesmente ler um texto de ajuda.
Mas fiquei muito surpreso ao ver que havia uma atendente que me atendeu prontamente. Foi difícil avaliar a qualidade da resposta, porque estava despreparado para fazer uma pergunta, mas o atendimento muito rápido foi uma grata surpresa.
Veja a transcrição do atendimento realizado que recebi por e-mail e como o tempo de resposta foi excelente.
E os pontos que podem ser evoluídos:
Alguns pratos são bem caros e merecem uma apresentação visual mais caprichada. Talvez seja uma atribuição do restaurante, e não do aplicativo em si, mas em todo caso a experiência do usuário fica um pouco prejudicada.
Assim que instalei, o aplicativo me pediu para enviar notificações. Acho desnecessário esse tipo de solicitação… poderia ser feita mais à frente, uma vez que o usuário esteja efetivamente engajado com o app.
Ao tocar no mapa, o nível de zoom fica muito próximo da localização atual. Poderia abrir numa visualização que mostrasse o restaurante e o local atual, para dar uma ideia melhor da distância.
Se você fizer o pedido dentro do horário de atendimento do restaurante, aparentemente não é possível agendar a entrega para uma faixa desejada de horário.
Achei também que a quantidade de restaurantes pode aumentar. Acredito que isto vá melhorar com o tempo, à medida que o aplicativo conquiste mais usuários.
Espero que tenha gostado. Se você está à procura de alguma opção para pedir comida em domicílio pelo seu smartphone, recomendo testar a versão iOS do aplicativo grátis PedidosJá ou a versão Android.
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
tadeu diz
A proposta é criativa e inteligente. Com certeza já se pode concidera-la vencedora
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Tadeu!
Um abraço,
Fabrício