Nem só de sushi delivery vive um restaurante japonês no Brasil. Aqueles que sabem como fazer Katsudon contam com a possibilidade de servir um prato com potencial de maior penetração no mercado nacional do que os próprios itens mais famosos da culinária japonesa.
Quando pensamos em um restaurante japonês, costumamos pensar no sushi e no temaki, que são as opções mais famosas. No entanto, existem muitos pratos deliciosos que são fáceis de fazer e extremamente saborosos.
O Katsudon é uma dessas opções, sendo delicioso e extremamente popular especialmente no inverno. Assim, se você aprender como fazê-lo, poderá ganhar um item muito versátil para o seu cardápio.
Quer aprender como fazer Katsudon de maneira simples? Então siga a leitura abaixo!
O que é o Katsudon?
Quem conhece pouco da cultura e gastronomia japonesa, pensa que os pratos do país são todos extremamente leves como o sushi, o arroz japonês e o temaki. Na verdade, as coisas não são bem assim.
Os japoneses também adoram uns pratos bem mais pesados, mas deliciosos, especialmente no inverno. Um desses é o Katsudon.
Basicamente, o prato consiste em uma tigela de arroz japonês coberto por alguns ingredientes. O principal deles é uma costeleta de porco empanada. Afinal, o “katsu” vem do termo tonkatsu, que significa costeleta de porco. Já o “don” vem de donburi, que é um termo para pratos servidos em tigela com arroz.
Ou seja: Katsudon é um prato servido em tigela com arroz e costeleta de porco. Legal, não é?
Existem outros ingredientes também, mas daí vai do estilo do restaurante e do gosto do chef. É muito comum colocarem ovo, aipo, salsinha, brócolis… enfim, são muitas versões.
Como fazer Katsudon de maneira simples?
Para fazer o Katsudon da maneira mais tradicional possível, que é como ele é servido no Japão, é necessário ter alguns ingredientes que não são fáceis de obter no Brasil.
Nomeadamente, o dashi, shichimi tougarashi e o mitsuba. Caso você conheça esses ingredientes e saiba onde obtê-los, ótimo. Caso não tenha, é importante pensar em substitutos. Nós ensinaremos como fazer Katsudon com alguns substitutos acessíveis para você.
Antes, no entanto, explicaremos cada um dos ingredientes. O dashi é um líquido com um gosto umami, bem suave, mas duradouro, como se fosse um caldo de peixe. O ideal é usá-lo na receita, mas você pode substituí-lo por um pouco de água com um caldo de peixe em tablete.
O mitsuba é uma erva que tempera o katsudon e pode ser substituído por agrião ou ervilha sem problemas. Já o shichimi tougarashi é um conjunto de sete pimentas japonesas. Você pode substituí-lo pelas pimentas que achar que combinam melhor com o gosto do Katsudon.
Dito isso, vamos à receita!
Ingredientes
- 1 bife de lombo de mais ou menos um dedo ou mais de grossura;
- farinha panko;
- 6 ovos;
- 2 colheres de chá de molho shoyu;
- 1 colher de sopa de sakê;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1 cebola média;
- arroz japonês.
Como preparar
O primeiro passo de como fazer Katsudon é preparar o arroz japonês. Você deverá produzir o suficiente para caber na sua tigela, o que costuma ser um copo pequeno ou um pouco mais, dependendo do tamanho do equipamento.
Enquanto o arroz é feito na panela, você deve preparar o tonkatsu, que é a costeleta de porco empanada. Quebre dois ovos em um recipiente e bata com um garfo. Depois, passe o lombo ali até ficar cheio de ovo e empane-o com a farinha panko.
Em seguida, leve o lombo para ser frito em uma panela com óleo para cobri-lo totalmente. Deixe ele ficar bem dourado dos dois lados e retire-o para que possa soltar o óleo em excesso (o ideal é deixá-lo “de pé” para escorrer o óleo sem deixá-lo murcho).
O próximo passo é preparar a mistura líquida com ovo que vai por cima do arroz. Para isso, corte a cebola em fatias de mais ou menos 1 centímetro de espessura ou um pouco menos e bata os 4 ovos.
Pegue uma frigideira com tampa e coloque o seu dashi (ou substituto) com a cebola. Deixe ferver e adicione o açúcar e o sakê, misturando bem para o efeito caramelizado. Então adicione o tonkatsu cortado em pedaços e depois o ovo, espalhando-o ao redor do lombo e por cima dele.
Tampe a frigideira e deixe agir por três minutos, enquanto prepara a tigela com o arroz. Quando o ovo já estiver ligeiramente cozido no vapor, tire a frigideira do forno e, com cuidado, passe todo o seu conteúdo para cima da tigela. Finalize com as pimentas e o agrião por cima do lombo.
Por quanto vender um Katsudon?
A receita acima é a versão mais clássica do Katsudon. Muitos restaurantes fazem versões brasileiras do prato, criando um molho de tomate e queijo, curry ou outras combinações (há até quem use molho barbecue).
O preço dela vai depender do seu mercado e do custo dos ingredientes utilizados na produção do prato. No geral, o valor costuma rodar entre R$25,00 e R$35,00 dependendo dos acompanhamentos e do tamanho da tigela.
E aí, gostou de aprender como fazer Katsudon? Agora que você já domina esse prato, pode adicioná-lo no cardápio do seu restaurante (ou simplesmente fazê-lo em casa!).
Nota da redação: este artigo é um guest post, escrito por um(a) autor(a) convidado(a) e não necessariamente reflete a opinião da editoria do Site Cozinha Japonesa.
Newton diz
Quando morei no japão só comia katsudon nos restaurantes. não esqueça do molho pronto para katsudon que a gente coloca por cima, esqueci a marca mas vinha com um buldogue na embalagem.
Oiris diz
Katsudon. Uma delícia. Comi muito no Japão.
Fabrício Yutaka Fujikawa diz
Muito bom mesmo! Muito obrigado pelo comentário 🙂