Olá,
Tudo bem? Já falei antes sobre o preparo “en papillote”. Desde que aprendi a usar essa técnica, numa receita de anchova ao teriyaki “en papillote”, uso bastante porque não suja quase nada e sempre dá certo.
Outro dia fiz uma costelinha suína à moda japonesa “en papillote”. Usei como base uma receita do livro The Folk Art of Japanese Country Cooking, de Gaku Homma, mas tive que fazer adaptações, porque não tinha todos os ingredientes.
Você sabe que eu sempre prefiro fazer, pelo menos uma vez, a receita tal como ela foi elaborada, mas naquele dia realmente não dava.
Bem, a receita original falava para usar costeleta de porco, que tem mais carne.
Mas eu não achei, então usei costelinha (ou costela) mesmo. Outro ingrediente que eu não tinha era a mostarda japonesa (karashi), então usei uma mostarda comum. Esta adaptação, infelizmente, deve ter gerado muita diferença. Se você for experimentar, sugiro usar a mostarda japonesa. Você pode comprar mostarda japonesa nas lojas de produtos japoneses.
Por último, a receita falava para assar no forno, mas como já expliquei lá em cima, preferi fazer com a técnica do papelote.
Vamos a ela, então?
Receita de Costelinha Suína à Moda Japonesa
Ingredientes
- 8 costelinhas de porco
- 2 colheres de sopa de sake
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de karashi (mostarda japonesa), já preparada como pasta
- Papel alumínio
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e coloque num saco para marinar por 15 minutos.
Embrulhe as costelinhas no papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 15 minutos (veja neste vídeo como fazer o papelote).
Na hora de abrir, cuidado para não se queimar com o vapor que será liberado.
Que bebida harmonizar com esta costelinha suína à japonesa?
Uma curiosidade interessante: a cerveja do tipo lager é uma boa bebida para harmonizar com pratos mais gordurosos. Uma ótima cerveja japonesa deste tipo é a Sapporo.
Sapporo é a mais tradicional marca de cerveja japonesa. Seu nome é uma homenagem à cidade onde é feita, que também criou o “misso ramen” (lamen com sabor de missô).
Você pode conhecer mais sobre a Sapporo neste vídeo bem humorado de um empreendimento que estou começando com amigos meus. A receita da costelinha de porco que foi servida no vídeo é exatamente esta aqui.
Se você puder compartilhar o vídeo com seus amigos e conhecidos, agradeço bastante!
Espero que tenha gostado! Deixe seus comentários abaixo.
Um abraço,
Fabrício Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
Sonia diz
Adorei
Fabrício diz
Que bom que gostou desta receita de costela de porco à japonesa, Sonia! Muito obrigado por participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Renata diz
Vou tentar fazer…..trabalho em uma feirinha no bairro da liberdade, sem problemas com ingredientes. Irei me aventurar com um foodtruck em eventos com comida oriental e estou atrás de coisas diferentes que contrasta com o gosto dos brasileiros. Depois falo se ficou bom. Abraço!!!!
Rita diz
Boa idéia costelinha no almoço de Natal, perfeito!!!
Valeu Fabrício!!!!
Fabrício diz
Oi Rita,
Legal, sucesso com o prato! Olha, para compartilhar… eu vou tentar fazer no Natal lombinho de porco com esse preparo. Deve ficar bom também, né? Está difícil achar karashi (mostarda) aqui no Rio… passei ontem numa loja na Tijuca, mas eles não tinham. A moça me disse que vai tentar arrumar até 6a. feira.
Se ela não conseguir, vou lá na Fuji de Laranjeiras no sábado. Se nem lá tiver, acho que vou fazer com mostarda, mesmo, ou talvez com um preparo de misso (só que minha esposa não gosta muito desta, então pensando bem talvez parta para uma receita tradicional).
Grande abraço!
Fabrício
Marina diz
Muito obrigada, pela receita. Bjs.
Yae Okumura diz
Gostei da receita costelinha de porco. Vou fazer.
Fabrício diz
Olá Yae,
Muito obrigado pelo comentário! Que bom que gostou da receita de costelinha de porco. Desejo muito sucesso com o prato!
Um abraço,
Fabrício