Você pensa em montar um sushi delivery? A comida japonesa tem se popularizado cada vez mais no Brasil.
Segundo a Asian & Seafood Show, em 2017 tínhamos entre 700 a 1.500 restaurantes japoneses no Brasil e 3.000 estabelecimentos de comida oriental na Grande São Paulo.
Veja também como evoluiu a procura pela palavra sushi no Google nos últimos 5 anos no Brasil:
Daí o interesse cada vez maior de empreendedores em saber como montar um sushi delivery.
Muitos sonham com o sucesso de Robinson Shiba, o criador da China In Box, que faturou R$400 milhões em 2016.
Mas a verdade é que o caminho é bem mais difícil do que se fala por aí.
O próprio Robinson conta que quase quebrou em 1998 e aprendeu que “Um empreendedor não pode ser cabeça dura a ponto de não voltar atrás quando suas ideias dão errado.”.
Neste artigo, você conhecerá as seguintes dicas para montar seu sushi delivery:
Para a fase de avaliação / ideias
Que tipo de estabelecimento montar?
- sushi delivery
- temakeria
- food truck de sushi
- franquia (como a yakisoba factory ou a gendai do próprio Robinson)
- restaurante japonês ou aproveitar uma oportunidade do tipo “passo o ponto de restaurante japonês”
Para a fase de planejamento
- Estratégia e plano de negócios
- Como montar um sushi delivery
- Qual o lucro de um sushi delivery?
- Que nome dar ao seu sushi delivery?
- Como montar seu projeto de restaurante japonês?
- Logomarca para restaurante japonês
- Máquinas de fazer sushi
- Trailer ou Carrinho de sushi e temaki
Para a fase de implementação
- Embalagens descartáveis para comida japonesa
- Cerâmica para restaurante japonês
- Onde comprar produtos japoneses no atacado?
- Utensílios para restaurante japonês
- Sushi roll é bom mesmo?
Para a fase de operação
Ao final do artigo, deixo um vídeo com uma dica especial de Robinson Shiba, que ele gravou com Hiro Ozono e Marcelo Asamura.
Gostou do que está por vir? Então continue lendo este artigo para conhecer todas as dicas para vender sushi.
Fase de Avaliação e Ideias para empreender com culinária japonesa
Vamos conhecer algumas ideias de empreendimentos ligados à culinária japonesa?
Sushi delivery
Esta provavelmente é a modalidade mais fácil para empreendedores iniciantes!
Mas o que é um sushi delivery?
Pode ser desde um serviço de encomendas de sushi para entrega a domicílio, feito em estabelecimentos menores, como o Sushinogue, até um serviço oferecido por restaurantes japoneses ou por aplicativos de entrega, como o PedidosJá.
Há restaurantes especializados em entregas de sushi, como o Haro Sushi e até mesmo franquias de sushi delivery, como a Let’ Sushi.
Temakeria
São lojas que fornecem o sushi em formato de cone, o famoso cone japonês.
Pode ser iniciado com uma operação mais simples, fazendo temaki em casa para vender (ou tipo “temakeria móvel”), embora existam restaurantes e franquias de temakerias muito famosas, como a Koni Store.
Food truck de sushi
Esta é uma modalidade mais recente, que surgiu com a popularização do food truck, os carros de comida que transportam e vendem refeições com mobilidade.
Normalmente, são kombis ou pequenos caminhões.
Os food trucks de sushi ainda são novidades em muitas cidades, como em Cuiabá, que ganhou seu primeiro representante, o Rolê Sushi, em Fevereiro de 2018.
Uma característica comum nos food trucks de comida oriental é a busca por uma maior variedade no cardápio, incluindo pratos quentes como gyoza, okonomiyaki e takoyaki, como faz o Yu Yatai relatado nesta reportagem.
Mas atenção: um estudo de Março/2018 do Sebrae indica um certo esgotamento do modelo de negócios de food truck e vale sua leitura se esta for sua opção preferida.
Franquias de sushi
O que é uma franquia de sushi?
É aquela modalidade em que você (o franqueado) tem o direito de usar a marca de uma outra empresa (a franqueadora), para vender seus produtos ou serviços.
O consumidor espera encontrar em qualquer loja da franquia o mesmo padrão de qualidade e atendimento.
Na prática, é como você começar um negócio sem ser “do zero”, já que se beneficia de todo o apoio logístico e compartilhamento de processos de trabalho da franqueadora, além da fama da própria marca.
Em contrapartida, você paga um valor ao formalizar o contrato de franquia e uma mensalidade para custear o apoio da franqueadora.
Algumas das franquias de comida japonesa mais famosas são:
- Gendai (franquia de culinária japonesa)
- Sushiloko (franquia de sushi)
- Yakisoba Factory (franquia de yakisoba)
- Temakeria Makis Place (franquia de temakeria)
Montar ou Comprar restaurante japonês à venda
Por último, você também pode montar um restaurante por conta própria ou procurar por oportunidades de compra e venda de restaurantes japoneses ou sushi bar.
É só pesquisar por anúncios de venda de restaurante japonês, por exemplo.
Você vai encontrar anúncios no Passando o Ponto, na OLX ou no Mercado Livre.
Muito importante: além de toda a pesquisa mercadológica, certifique-se de tratar com pessoas idôneas.
Fase de Planejamento para seu negócio com comida japonesa
Estratégia e Plano de Negócios
Você provavelmente já ouviu que o primeiro passo é montar o seu Plano de Negócios.
Este é um conselho muito valioso se você:
- já tem uma experiência anterior (no mesmo ramo ou numa área semelhante) e está ampliando sua atuação; ou,
- vai investir muito dinheiro para começar (exemplo: comprando uma franquia ou montando um restaurante)
Nestes casos, seu grande desafio é planejar nos mínimos detalhes e executar muito bem o que for planejado. Recomendo seguir este passo-a-passo do Sebrae.
Mas, se você estiver começando agora, só de olhar as etapas para elaborar seu Plano de Negócios, talvez dê vontade de desistir, não é mesmo?
Para empreendedores iniciantes, recomendo o Canvas do Modelo de Negócios (ou Business Model Canvas), porque ele é muito mais leve, simples e vai permitir que você comece rapidamente sem gastar muito.
Neste artigo, eu e meu amigo Alexandre Martins fizemos uma comparação do Canvas X Plano de Negócios.
Vale conferir e escolher a ferramenta com que se identificar mais 🙂
Por último, o conselho que acho mais valioso para sua estratégia: pense muito mais no seu cliente do que em você mesmo, ou no que você sabe fazer.
Como montar um sushi delivery
Aqui, vou seguir o roteiro do Canvas de Modelo de Negócios para apresentar as perguntas que você precisa responder para montar um sushi delivery.
Se o Business Model Canvas for uma novidade para você, primeiro, assista ao vídeo abaixo:
Estas são as perguntas que você precisa responder sobre seu empreendimento de sushi:
- Que segmentos de clientes você atenderá? Quem são as pessoas ou organizações que você quer atender?
- Qual a sua proposta de valor? Por que essas pessoas ou organizações vão preferir o seu sushi delivery? Como eles sentirão que suas necessidades foram atendidas?
- Que canais serão fundamentais? Como você atingirá seus segmentos de clientes para entregar a sua proposta de valor?
- Que tipos de relacionamentos você vai estabelecer com cada segmento de clientes?
- Quais serão as fontes de receita? Como você vai capturar valor de cada segmento de clientes?
- Quais são os recursos imprescindíveis para fazer o seu negócio funcionar?
- Quais as atividades fundamentais para realizar o seu negócio?
- Quais são os parceiros importantes para você entregar a sua proposta de valor?
- O que gera custos na operação do seu empreendimento?
Eu gosto de trabalhar no modo tradicional, com papel e caneta. Para isso, você pode fazer o download do Canvas, imprimir e usar simples post-its.
Mas, se preferir fazer online, recomendo a Ferramenta Canvas do Sebrae.
Não subestime o Canvas, tudo bem? Apesar de muito simples, é muito eficaz.
Se você responder com cuidado e escolher apenas as respostas fundamentais, verá que ele vai destrinchar tudo o que é imprescindível para montar seu empreendimento de forma enxuta.
Por exemplo, algumas atividades fundamentais, independentemente de você montar um delivery de sushi, um restaurante, uma temakeria ou um sushi bar, são:
- armazenagem dos ingredientes
- armazenagem dos insumos
- controle da higiene e uso de boas práticas na manipulação dos alimentos
Já a atividade “decorar o ambiente” pode ser muito importante para um restaurante japonês, mas dificilmente será fundamental para quem vai montar um sushi delivery.
Ao descobrir quais são os itens fundamentais do seu Canvas, você também vai perceber que não poderá ou não saberá fazer alguns deles.
Aí entram em cena os parceiros-chaves.
Por exemplo, os fornecedores de ingredientes e insumos são parceiros fundamentais para você. Sem eles, seu negócio não vai andar.
Assim, respondendo àquelas simples perguntas, você tem um alicerce sólido para iniciar seu negócio.
Se você tiver dificuldades em montar o Canvas por não ter ideia de como responder às perguntas, é porque provavelmente você precisa de uma consultoria para auxiliá-la(o).
Não uma consultoria sobre o Canvas, em si, mas sobre o mercado de culinária japonesa.
Qual o lucro de um sushi delivery?
Esta pergunta não tem uma resposta exata, pois varia caso-a-caso.
É mais fácil responder a esta dúvida: qual é o custo para abrir um sushi delivery?
É possível montar um sushi delivery começando com R$1 mil reais, considerando que equipamentos mais caros, como fogão e geladeira, você já tenha disponíveis em casa.
É claro que o investimento para abrir um restaurante japonês, uma temakeria, um food truck de sushi ou uma franquia de comida oriental será bem diferente de acordo com o porte de cada empreendimento.
O fato é que a culinária japonesa proporciona uma margem de lucro maior do que a média do setor de alimentos, mas como os ingredientes são muito perecíveis, sua operação precisa estar muito bem ajustada para ser rentável.
Esta é a orientação de Antonio na matéria da EXAME sobre o California Sushi House.
Você também pode usar como referência esta lista de itens de custos para montar uma Temakeria, do Sebrae:
Os custos para uma temakeria pequena, então, podem ser estimados considerando os itens abaixo:
- Pró-labore (1 proprietário), Salários (3 colaboradores), comissões e encargos: R$ 7.000,00
- Tributos, impostos (considerando opção Simples Nacional), contribuições e taxas: R$ 3.000,00;
- Aluguel, taxa de condomínio e taxa de segurança: R$ 1.500,00
- Água, energia elétrica, telefone e acesso a internet: R$ 600,00;
- Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 300,00;
- Recursos para manutenções preventivas e corretivas: R$ 300,00;
- Assessoria contábil: R$ 625,00;
- Propaganda e publicidade da empresa: R$ 400,00;
- Aquisição de mercadorias e embalagens: R$ 12.000,00;
- Despesas financeiras e com vendas: R$ 300,00;
- Despesas com transporte e frete: R$ 700,00;
- Seguros: R$ 150,00;
- Material de uso geral (escritório: papel, caneta, outros): R$ 150,00;
- Serviços de terceiros: R$ 200,00.
Que nome dar ao seu sushi delivery?
Esta é uma etapa muito importante. Pense com carinho, como quem vai dar nome ao seu filho.
Pesquise também, com cuidado, porque por se tratar de um idioma estrangeiro, é muito fácil colocar nomes que não têm o menor significado em Japonês.
Este é o caso, por exemplo, do Restaurante Nirai em Recife (PE). A palavra mais próxima de Nirai, em Japonês, seria Mirai, que significa “futuro”.
Outra atenção que você precisa ter é a de não usar uma palavra que, apesar de existir e talvez até ser famosa, não tem nada a ver com culinária japonesa.
O Restaurante Sumô, também de Recife (PE), é um bom exemplo — sumô é aquela tradicional luta japonesa de lutadores pesos-pesados.
Se você quiser usar um nome próprio japonês, esta lista dos 100 sobrenomes japoneses mais populares pode ser bem útil.
Por último, também recomendo ler este artigo: O processo para criar o nome perfeito da sua marca.
Como montar seu projeto de restaurante japonês?
Se você vai abrir um restaurante japonês, é fundamental pensar num projeto físico e de decoração que combine com sua proposta de valor.
Sabemos que a experiência do seu consumidor no seu estabelecimento faz parte da proposta de valor que você se dispõe a entregar, portanto, o ambiente físico tem que estar coerente.
Você vai precisar pensar, por exemplo, nas mesas e cadeiras para o seu restaurante japonês.
Neste assunto, o céu e o seu bolso são os limites.
Vou deixar aqui duas pesquisas no Google Imagens para servirem como inspiração:
Logomarca para restaurante japonês
A logomarca é um símbolo que vai representar o seu estabelecimento e sua identidade visual. Ela também deverá estar em sintonia com sua proposta de valor.
Cuide deste assunto com carinho também.
Se puder, contrate um profissional especializado, mas se o orçamento estiver curto, conte com serviços como o We Do Logos.
Máquinas de fazer sushi: usar ou não usar?
Existem no mercado máquinas de sushi, tanto automáticas, como as manuais. É possível comprar até mesmo máquina de fazer sushi usada.
Você não deve precisar delas num primeiro momento, mas quando precisar aumentar a produção, podem ser uma opção.
É importante que a escolha de usar essas máquinas de sushi, esteja muito alinhada com sua proposta de valor.
Afinal, fazer sushi é uma atividade tradicionalmente manual da culinária japonesa.
Seria incoerente você se posicionar como um autêntico restaurante japonês e usar uma máquina de fazer sushi na produção, certo?
Veja abaixo alguns exemplos de máquinas (fonte: Google Imagens):
Trailer ou Carrinho de sushi e temaki
Outra boa dica para vender sushi é o trailer ou carrinho para sushi e temaki. Com ele, você pode montar uma verdadeira temakeria móvel.
O carrinho de sushi pode ser muito útil para você participar de pequenos eventos locais em sua região, como feiras dominicais em praças do bairro.
Informe-se com a associação de moradores para conhecer os procedimentos para liberação de sua participação.
A Fase de Implementação do seu sushi delivery
Embalagens descartáveis para comida japonesa
Você vai precisar de embalagens descartáveis para vender sushi.
Elas são usadas em delivery, festas e eventos, principalmente para acondicionar sushi, temaki, yakissoba ou molho shoyu.
Veja aqui algumas dicas para escolher a embalagem do seu delivery de comida japonesa.
Cerâmica para restaurante japonês
Se você for montar um restaurante japonês, também é muito importante escolher as louças e cerâmicas japonesas corretamente.
Tudo sempre alinhado com a experiência e a proposta de valor que deseja entregar para seus clientes.
Afinal, na culinária japonesa, a estética da apresentação é formada pela decoração do prato e também pela cerâmica utilizada.
Saiba mais nesta matéria sobre cerâmicas japonesas para restaurantes.
E consulte aqui fornecedores de cerâmicas japonesas.
Onde comprar produtos japoneses no atacado?
Encontrar atacadistas de produtos orientais ou importadoras de produtos japoneses será fundamental para você.
Para começar, busque por fornecedores locais. Um bom ponto de partida é esta lista de lojas de produtos japoneses pelo Brasil.
Se você tiver oportunidade, vale conhecer o Bairro da Liberdade, em São Paulo, e fazer compras por lá também.
Quando sua operação exigir um volume maior de compras, conte com estas opções de atacadistas de produtos orientais:
Utensílios para restaurante japonês
Os utensílios utilizados na culinária japonesa são bem diferentes e muitos são desconhecidos do grande público.
Por exemplo, você sabia que existem panelas específicas para fazer molho, as yukihira nabe?
Ou uma frigideira específica para fazer o omelete japonês?
Você já deve ter percebido que há utensílios que podem ser substituídos por equivalentes nacionais e outros que precisam ser comprados, né?
Mas como saber rapidamente quais são os itens indispensáveis para você começar?
Conheça as 3 listas indispensáveis para qualquer empreendedor da culinária japonesa ganhar muito mais tempo sabendo o que comprar para montar um sushi delivery. Clique aqui.
Sushi roll é bom mesmo?
Vou deixar aqui uma demonstração bem-humorada do Japão Nosso de Cada Dia sobre esta máquina de fazer sushi manual chamada sushi roll:
A Fase de Operação do seu empreendimento da culinária japonesa
Como vender sushi ou temaki
Você vai encontrar diversas dicas para vender sushi ou temaki na internet.
Vai ver também muito material falando sobre marketing digital. Sobre este assunto, meus conselhos:
- Escolha apenas 1 canal para começar. Facebook, Instagram, E-mail Marketing, Youtube, Site, não importa… mas escolha apenas 1 canal.
- Qual canal escolher? Aquele em que seus segmentos de clientes estão.
- Coloque seu estabelecimento no Google Maps.
Comece pelo simples e evolua aos poucos.
Foi assim que empreendedoras de sucesso, como Tamires Nogueira e Sarah Trevisan começaram 🙂
Como estratégia de médio e longo prazo, pense em formar o seu território digital próprio: seu site, sua lista de e-mails de clientes e sua lista de contatos por SMS (ou WhatsApp).
Apesar de toda a fama das redes sociais, aquilo que está 100% em seu poder e controle ainda é o ativo digital mais valioso.
Aproveito para convidar você a entrar gratuitamente no e-mail marketing em que compartilho dicas práticas e textos sobre marketing digital para empreendedores e profissionais liberais.
Ficha técnica do sushi
A ficha técnica é um documento muito importante para montar um sushi delivery.
Nela, você vai incluir diversas informações sobre cada prato, de forma estruturada e organizada.
É o capital estrutural do seu delivery de sushi ou restaurante japonês, conforme definido por Marcos Cavalcanti em Inteligência Empresarial: Um Novo Modelo de Gestão para a Nova Economia.
Dê muita atenção a esta parte e faça com esmero. Este artigo fala mais sobre o que é uma ficha técnica. Use-o para montar a ficha técnica do seu sushi.
Boas práticas para serviços de alimentação
A higiene em todos os seus processos produtivos, para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos seus clientes, é um tópico muito sério.
Recomendo seguir a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Qual a sua proposta de valor ao montar um sushi delivery?
Como prometido, aqui está o vídeo de Robinson Shiba com Hiro Ozono e Marcelo Asamura.
Nele, Robinson dá uma boa dica para você montar a proposta de valor de seu delivery de sushi.
Seu próximo passo: Meu Delivery de Sucesso!
Agora que você já tem uma visão bem ampla e geral sobre como montar seu negócio ligado à culinária japonesa, que tal partir para a prática contando com uma consultoria de quem já trilhou esse caminho com sucesso?
Além de aulas online e uma consultoria no grupo de WhatsApp, você ganha um ebook de receitas para sushi delivery com:
– 15 receitas adaptadas ao paladar brasileiro
– Os pratos mais pedidos do SushiNogue, delivery de sushi preferido de Itapeva (SP), que funciona desde 2012
– Ingredientes que você compra em todo o Brasil
– Como montar um cardápio de sushis que vendem
Consultora
Tamires Nogueira
Graduada em Educação Física, a personal chef Tamires Nogueira encontrou na culinária a sua vocação.
O que achou destas dicas para montar um sushi delivery? Deixe seus comentários mais abaixo. Este é um guia “vivo”, que será atualizado com as contribuições dos visitantes!
Um abraço,
Fabrício Yutaka Fujikawa
Site Cozinha Japonesa
PS: você pode também conferir estes materiais adicionais do Sebrae para se aprofundar:
Kleuton Novais diz
Excelente Post! Estarei acompanhando seu site, ansioso para ver as novas postagens. Tem me ajudado muito em conhecimento… Gratidão!!
Zelma Perroni diz
Grata por compartilhar
Fabrício diz
Zelma, muito obrigado pelo seu comentário e visita 🙂
Marco Mainenti diz
Seria muito importante vocês falarem sobre o layout de um Delivery japonês. Onde ficaria a bancada de corte, o fogão, a bancada de separação dos produtos, a recepcionista/telefonista.a metragem de uma loja de preparação com o minimo conforto, etc. e principalmente o preço médio de cada modulo.
Apenas uma ideia que seria muito estimulante para o empresário que habita cada um de nós.
Muito bom o site de vocês. Parabens
Fabrício Yutaka Fujikawa diz
Olá, Marco! Muito obrigado pelo comentário e sugestão. É uma excelente ideia, sem dúvidas! Claro que cada local tem a sua particularidade e o que funciona bem num layout pode não ser a melhor solução em outro. O objetivo da consultoria Meu Delivery de Sucesso é exatamente dar esse atendimento personalizado, caso a caso. Vale conhecer 🙂
De qualquer forma, uma orientação genérica pode ser legal, sim! Obrigado novamente.
Um abraço,
Fabrício
Paloma diz
Excelente o material, parabéns! Me ajudou muito.
Fabrício Yutaka Fujikawa diz
Que ótimo saber disso, Paloma! Muito obrigado pelo comentário e sucesso com seu empreendimento 🙂