Como quase todas as boas e duradouras invenções da humanidade, o sushi foi inventado quase que por acaso, a partir de um problema que precisava ser resolvido: a conservação dos peixes.
Seguindo as técnicas desenvolvidas no Sudeste Asiático, a cabeça e as vísceras do animal eram retiradas, os filés do peixe cru eram salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. Com a fermentação natural do arroz, ocorria a liberação de ácido láctico, o que azedava o peixe e garantia sua conservação. O longo processo de armazenamento (de 1 a 3 anos), porém, tornava o arroz impróprio para consumo e somente o peixe era aproveitado.
Quando foi introduzida no Japão, no século VII, essa técnica sofreu uma pequena modificação: a utilização de pedras para prensar o peixe cru e o arroz. Assim foi criado o tipo de sushi Narezushi, que tinha o odor e sabor fortes como características. Um exemplo atual desse tipo de sushi é o Funazushi, feito com a carpa.
Em seguida, no século XV, um tipo de sushi chamado Nama Narezushi foi criado. Basicamente, era o Narezushi com um período de fermentação menor (cerca de 1 mês), o que já permitia o consumo do arroz e do peixe juntos. Esta é considerada a primeira forma do sushi moderno.
A introdução do vinagre no preparo do arroz para sushi ocorreu no século XVII, em Edo (atual Tóquio) pelo médico Matsumoto Yoshiichi. Isto diminuiu o tempo de preparo do sushi para 1 dia. Com a fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passou a ser consumido cru e fresco. Além do ganho em tempo de preparo do sushi, o vinagre adicionou um sabor especial ao prato. Este tipo de sushi é chamado de Hayazushi.
Ainda no final do século XVII, um novo tipo de sushi é criado na região de Osaka: o Oshizushi. Numa caixa de madeira, o arroz de sushi e o peixe cru são colocados com um peso por cima para comprimi-los. O sushi é cortado em pedaços retangulares. O estilo de sushi de Osaka ficou conhecido como estilo Kansai.
No século XVIII surge aquele que é considerado o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele criou o tipo de sushi mais popular, o Nigirizushi. Um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato, que podia ser manuseado com as mãos, dispensando os hashis. Como não havia refrigeradores, os peixes eram marinados em molho de soja ou vinagre e o tamanho era aproximadamente o dobro dos atuais.
Outros tipos de sushi tornaram-se populares: o Inarizushi, o Makizushi (nome genérico para o sushi enrolado) e o Chirashizushi. A grande inovação destes tipos de sushi era a utilização apenas da força das mãos para realizar a prensagem.
O Nigirizushi também é conhecido por Edomaezushi, em função de sua origem: eram utilizados pescados, frutos do mar e algas retiradas da baía de Tóquio (antigamente chamada de Edo). Além disso, a vida agitada que tomava forma nas grandes cidades favorecia o estabelecimento de uma espécie de “fast-food”: as pessoas petiscavam na entrada dos estabelecimentos, nas ruas ou à beira de estradas. O estilo de sushi de Tóquio ficou conhecido como estilo Edo. Segundo a história do sushi e suas origens, o quiosque de Yohei, no bairro de Ryogoku, foi o primeiro a vender o Nigirizushi.
Em 1923, após a cidade de Tóquio ser atingida por um terremoto, muitos donos de quiosques alimentícios voltaram para suas regiões de origem e disseminaram a receita do sushi por todo o Japão.
Finalmente, no século XX, com a globalização, o sushi espalhou se por todo o mundo. Além do sabor, a preocupação do homem moderno com uma alimentação saudável fez do sushi um sucesso mundial e criou um novo tipo de sushi: o Kawarizushi. Seu representante mais famoso é o California Roll, originado nos Estados Unidos.
E, no Brasil, as temakerias fazem muito sucesso nas primeiras década do século XXI. Além do temaki, é muito apreciado pelos brasileiros o hot filadelfia.
Fontes de consulta:
Veja também:
- Como comer sushi?
- Jiro Dreams of Sushi: o melhor sushi chef do mundo
- Você gosta de sushi?
- Como montar um sushi delivery?
- Curso de sushi online
Talita diz
Adorei todas as informações! E acho que poderia falar um pouco mais sobre Hanaya Yohei, gosto muito da história dele (o pouco que sei)! Sou apaixonada pela culinária e cultura japonesa e sempre é um enorme prazer aprender mais sobre essa paixão! Muito obrigada por compartilhar essa história do sushi!
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, Talita! Sua sugestão foi registrada. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Neide diz
Parabéns 😤 e maravilhosa a história e muito bom conhecer a cultura gastronômica japonesa obrigado pela oportunidade
Fabrício diz
Olá Neide,
Eu que agradeço por você participar de nosso grupo. Que bom que gostou da matéria sobre a origem do sushi. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Samuel Henrique Watanabe diz
Bom Dia Fabricio, Parabéns pelo artigo, sempre o acompanho e gosto muito das suas exemplificações.
Grande Abraço,
Samuel Watanabe
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário e pela sua participação, Samuel. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Adalberto Ikegami diz
Obrigado por nos fornecer momentos preciosos de cultura e parabéns pelo ótimo trabalho.
Fabrício diz
Olá Adalberto,
Fico feliz que tenha gostado da matéria sobre a origem e a história do sushi. Muito obrigado pelo comentário e por participar de nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Luciana diz
Nossa muito bom ter toda essa fonte de informação, Fabrício. Parabéns pelo seu trabalho que nos enriquece culturalmente,todos os dias!!! É muito importante o apoio que vc nos dá, seja em forma de conhecimento ou mesmo orientação nesse ramo que há pouco tempo venho trabalhando.
Abraço.
Fabrício diz
Cara Luciana,
Muito obrigado pela participação em nosso grupo e pelo seu comentário. Que bom que gostou da matéria sobre a origem e a história do sushi. Desejo-lhe muito sucesso no ramo da culinária japonesa!
Um abraço,
Fabrício
Hélio diz
Parabéns, muito bom esse trabalho de pesquisa, achei interessante esclarecedor, continue nos fornecendo essas boas informações.
Fabrício diz
Caro Hélio,
Muito obrigado pelo seu comentário e sua participação em nosso grupo! Que bom que gostou do artigo sobre o sushi, sua origem e história. 🙂
Um abraço,
Fabrício
André diz
Muito bom a matéria estao de parabéns
Fabrício diz
Olá André,
Muito obrigado pelo comentário e por participar de nosso grupo! Fico feliz que tenha gostado do texto sobre a origem e história do sushi.
Abraços,
Fabrício
Felipe Cruz diz
Boa noite,
Parabéns pelo artigo, muito fera a historia do sushi.
Fabrício diz
Olá Felipe,
Que bom que gostou do texto sobre a história e origem do sushi. Muito obrigado por participar de nosso grupo!
Abraços,
Fabrício
Cris Venancio diz
Como sempre, Fabricio, seus artigos provocam desejos!. Forte abraço.
Fabrício diz
Olá Cris,
Caro Alexander,
Que bom que gostou desta matéria sobre a história do sushi. Muito obrigado por participar do nosso grupo. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Alexander diz
Bom Dia Fabrício!!
Parabéns pelo artigo e obrigado pelo compartilhamento.
Um grande abraço
Alexander
Fabrício diz
Caro Alexander,
Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado desta matéria sobre a origem do sushi.
Um abraço,
Fabrício
Fernando Magno Taveira Junior diz
Fabrício, ótima leitura sobre essa maravilha da culinária japonesa.
parabéns…
Fernando
Fabrício diz
Olá Fernando,
Que bom que gostou desta matéria sobre a origem do sushi. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Maria Luciene Ferraz diz
Meu Deus, que maravilha, Não estou nem acreditando! Inclusive, ainda nem havia pago a minha boleta porque achei que era trote, ainda assim vocês continuaram me mandando e-mails, mas fiquem tranquilos que estarei pagando com certeza. Achava impossível aprender fazer comida japonesa, porque nunca conheci ninguém que soubesse, se a maioria das pessoas amam, porque, então, poucos conhecem o jeito e o método para fazer? Vou aprender com certeza, e depois mando notícias pra você, depois de mais de uma semana, só hoje abri meu e-mail, olharei tudo com carinho. Um grande abraço.
Fabrício diz
Olá Maria Luciene,
Tudo bem? Muito obrigado pelo comentário! Que bom que você gostou desta matéria sobre a história do sushi. 🙂
Acho que a explicação do motivo de ter muito mais gente que gosta de comer do que faz sushi, é porque “comer” exige menos esforço da pessoa. É basicamente desfrutar do prazer. Já, para fazer um sushi, a pessoa tem que se esforçar minimamente, né?
No começo nem sempre vai funcionar bem, mas com o tempo ela vai se aprimorar e melhorar sua técnica. É só ter persistência. 🙂
Um abraço,
Fabrício
Yolanda diz
Eu gostei muito da história do sushi obrigada por dividir conosco abraço
Fabrício diz
Olá Yolanda,
Eu que agradeço por você participar de nosso grupo!
Um abraço,
Fabrício
Jefferson diz
Fabricio, Sou sushiman a três anos, no entanto não conhecia a fundo a história e a cultura e principalmente a filosofia do sushi.
Obrigado Pelo Conhecimento . Muito Agradecido!!
Fabrício diz
Olá Jefferson,
Muito obrigado pelo comentário e por participar de nosso grupo. Desejo cada vez mais sucesso para você em sua carreira.
Um abraço,
Fabrício
Claudinei Siqueira diz
Quero comentar aqui para os Yoshiichi’s, muito bom trabalho e sucesso.
Elayne Branco diz
Olá, adorei a matéria.. meu marido é sushiman a 3 anos, e agora estamos partindo para o ramo de delivery aqui em Balneário Camboriú, e com toda certeza quero dividir essas histórias com nossos clientes e apreciadores dessa gastronomia peculiar e artística. Muito obrigada pela matéria!
Fabrício diz
Legal, Elayne! Desejo muito sucesso a vocês! Por favor, informe aqui o nome do seu delivery 🙂
Um abraço,
Fabrício
David diz
informações muito importante, que me ajuram muito sobre o origem do sushi
Fabrício diz
Muito obrigado pelo comentário, David!
Que bom que as informações foram úteis 🙂
Um abraço,
Fabrício
Euclydes Moreira diz
Bom dia Fabricio,
Parabéns, está matéria esta ótima, cada dia aprendemos mais com você.
Euclydes
Fabrício Yutaka Fujikawa diz
Muito obrigado, Euclydes! Fico feliz que tenha gostado da matéria 🙂
Um abraço,
Fabrício